TURISMO SUL-AMERICANO CRESCE DOBRO DA MÉDIA EM 2011


Turismo sul-americano cresce dobro da média em 2011

De cada dois turistas que vieram ao país no ano passado, um era sul-americano. Crescimento contribuiu para Brasil bater novo recorde

O Brasil bateu mais um recorde de entrada de turistas estrangeiros e recebeu 5,43 milhões de visitantes internacionais em 2011. Em comparação com o ano anterior, houve crescimento de 5%, aumento que está acima da média mundial, segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo). A maior contribuição foi dos turistas vindos da América do Sul, com crescimento de 10%, chegando no ano passado a representar um em cada dois estrangeiros que o país recebeu. No total este continente foi responsável por 48,4% do receptivo de visitantes estrangeiros, somando 2,6 milhões de turistas.

 “O resultado mostra o acerto da aposta da Embratur em intensificar a promoção nos países vizinhos”, avalia Flávio Dino, presidente da Embratur. Para ele, o número inédito indica que estamos rumo à meta de 10 milhões de turistas em 2020. “Com o resultado, o Brasil ficou mais próximo da tendência mundial, que é de turismo intrarregional. Na Europa e Ásia, 80% do turismo é feito dentro do próprio continente”. O resultado ajudou a compensar o crescimento menor ou queda de alguns países europeus e norte-americanos, mais afetados pela crise econômica, contribuindo para o recorde.

No caso da Europa, a Itália deixou de ser o terceiro maior emissor turistas para o Brasil. Foi ultrapassada por Uruguai – que passou a terceiro – e Alemanha – que teve crescimento de 6,7%, subindo à quarta posição. A Espanha, apesar de ser afetada pela crise econômica, enviou 6% a mais de turistas estrangeiros ao Brasil, subindo da 10º para a 9ª posição. O número de espanhóis visitando o Brasil saltou de 179,3 mil em 2010 para 190,3 mil em 2011. No total, o continente europeu se manteve estável, com pequeno aumento, de 6 mil turistas. “A estabilidade é positiva, considerando as adversidades econômicas do continente em 2011”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Os dados destacam os números dos chamados BRICS (grupo formado, além do Brasil, por Rússia, Índia, China). O número de turistas russos que visitaram o país em 2011 subiu 40% em relação ao ano anterior. A China teve crescimento de 47% e a Índia, de 14%. No entanto, o grupo ainda está na marca dos 99,8 mil.

Comentários