Tudo pronto para a BNTM, maior evento de turismo em volume de negócios no Brasil


Tudo pronto para a BNTM, maior evento de turismo em volume de negócios no Brasil
São Luís receberá na próxima semana representantes de 35 países de 4 continentes

A cidade de São Luís do Maranhão vai ser a capital do turismo do Nordeste na próxima semana, quando acontece a 21ª Brazil National Tourism Mart (BNTM). Os organizadores da bolsa de negócios confirmam a participação de agentes e operadores de turismo de 35 países, totalizando 290 buyers. Desse montante, 114 são da América Latina. O principal país emissor é a Argentina, com 37 agentes. Em seguida, vêm Brasil (30), Uruguai (16), Chile (10), Peru (08), Paraguai (07), Colômbia (04) e Bolívia (02).

Também vão participar buyers da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania: Espanha, França, Itália, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Suécia, Suíça, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Grécia, Polônia, Áustria, Hungria, Israel, Luxemburgo, Eslováquia, Eslovênia, China, Rússia, Japão, Coreia do Sul, Índia, Austrália, Canadá e Estados Unidos. A expectativa de negócios gerados é de US$ 250 milhões. A festa de abertura, no dia 09 (quarta-feira), no Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama), terá a participação de secretários de Turismo de todos os estados do Nordeste.

O principal objetivo da BNTM é discutir estratégias para incrementar o turismo no Nordeste brasileiro através da realização de rodadas de negócios, onde são comercializados pacotes de viagem, principalmente para a Região Nordeste, além da troca de contatos para negociações futuras. Todas as negociações serão realizadas no dia 10 (quinta-feira), também no Ceprama.

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Turismo, está investindo R$ 2 milhões na realização do evento. Além dos operadores e agentes de diversos países, 140 empresários brasileiros estarão presentes no evento, comercializando os pacotes. A BNTM é uma oportunidade para os nove estados nordestinos fecharem negociações e incrementarem a atividade turística. Jornalistas de diversos estados do País e de Portugal irão acompanhar a bolsa de negócios.

A presidente da Fundação de Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE) — entidade organizadora do evento —, Danielle Novis, que também é secretária de turismo de Alagoas, destaca que a BNTM serve como vitrine para que os buyers estrangeiros conheçam o Nordeste. “A Região é um dos principais destinos turísticos do País. Individualmente, cada estado tem suas estratégias, suas promoções, mas precisamos fortalecer ainda mais este conceito de Região. Essa promoção tem que acontecer sem perder o tom poético de que somos um povo alegre, temos sol o ano inteiro e um povo hospitaleiro, mas mostrando também que somos uma região em crescimento econômico, que hoje contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do País”, explica.

Para o secretário de turismo do Maranhão, Jura Filho, o evento é de extrema importância para o aquecimento da economia local. “A BNTM irá contribuir para o fomento da atividade turística no Estado, principalmente de novos e futuros negócios, geração de empregos temporários, além da divulgação direta dos atrativos naturais e culturais e equipamentos turísticos do Maranhão”, informa. 

Comentários