Termina esta semana o prazo para inscrição em dois editais da Embratur


Termina esta semana o prazo para inscrição em dois editais da Embratur, para apoio à captação de eventos e para divulgação de voos charter

Encerram-se nos próximos dias os prazos de inscrição de dois editais da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Na próxima quarta-feira (23), será o último dia para apresentação de propostas para o Programa de Apoio à Captação e ou Promoção de Eventos Internacionais. Já na quinta-feira (24), encerra-se o prazo para participação no Programa Voo Direto. No total, o investimento da Embratur nos programas será de R$ 11,8 milhões. Poderão ser beneficiados órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos.

Por meio do Programa de Apoio à Captação e ou Promoção de Eventos Internacionais, a Embratur vai investir R$ 3,8 milhões para auxiliar órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos na captação de eventos internacionais. O principal ponto positivo do turismo de eventos, segundo o presidente da Embratur, Flávio Dino, é que ele geralmente é realizado fora dos períodos de alta temporada de férias. “Por isso, o programa vai ajudar a enfrentar a questão da sazonalidade, garantindo ocupação mais continuada a hotéis e todos os agentes do turismo na cidade”, afirmou Dino.

O edital apoiará ações de divulgação para captar eventos já consolidados, com abrangência internacional e que estejam, no mínimo, em sua terceira edição. O auxílio à captação vai consistir em apoio à candidatura do país (e à cidade) na fase da disputa para ser a sede. “Os temas podem ser técnico-científicos ou esportivos, lembrando que é necessário que o evento já tenha ocorrido em outros dois países que não sejam o Brasil”, acrescenta Dino.

Já por meio do Programa Voo Direto, a Embratur vai disponibilizar R$ 8 milhões para auxiliar as secretarias de turismo a captar voos internacionais para seu estado. O programa vai contribuir para aumentar a acessibilidade e incrementar a malha aérea, deixando o país mais preparado para receber os turistas que virão para os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Todos os projetos serão submetidos à análise da Embratur e os critérios a serem atendidos são o tempo de operação do voo, já que terão preferência os que se mantenham por períodos mais prolongados e que alcancem a baixa temporada, e o atendimento dos mercados de longa distância. Os destinos brasileiros sem acesso direto ou com baixa concentração de vôos, que possuam aeroportos internacionais com capacidade operacional ociosa, também serão itens avaliados. Os planos que apresentarem maior custo beneficiam de promoção terão prioridade.

Para empregar o valor oferecido, as secretarias poderão utilizar ferramentas de promoção internacional como realização de eventos nos mercados de origem dos voos, viagens de familiarização com operadores, press trip com jornalistas de veículos internacionais, produção de material promocional, campanhas publicitárias e pesquisas qualitativas.
  

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