Talentos do Brasil Rural prepara roteiros para os megaeventos


Talentos do Brasil Rural prepara roteiros para os megaeventos

Projeto contempla 24 roteiros e 54 municípios no entorno das cidades-sede da Copa 2014

 Aumentar a oferta de produtos e serviços para a Copa do Mundo de 2014, incluindo roteiros rurais no mapa de atrativos turísticos, é um dos objetivos do projeto Talentos do Brasil Rural. A iniciativa dos ministérios do Turismo (MTur), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Sebrae, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Agência de Cooperação Alemã (GIZ), é um estímulo à inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico.

O projeto promove workshops pelo país para fortalecer os roteiros. Na próxima sexta-feira (25), é a vez do Circuito Serras de Minas (MG) receber o diagnóstico realizado pelos técnicos do Ministério do Turismo. Serão apresentados os pontos fortes identificados no roteiro e as oportunidades e desafios para o futuro. No final do encontro, será elaborado um plano de ações para o aperfeiçoamento do roteiro e definida a composição de um grupo gestor que acompanhará o projeto. O workshop será realizado em Canaã, reunindo os municípios de Viçosa, Acaiaca, Araponga e Guaraciaba.

“O workshop é o momento de convergência entre os participantes do roteiro. Poder público, iniciativa privada – entre eles agricultores familiares -, terceiro setor e comunidade assumem sua responsabilidade no processo de desenvolvimento do turismo local. O resultado é um trabalho cooperado e sinérgico para melhoramento dos produtos oferecidos ao turista”, afirma Wilken Souto, coordenador-Geral de Segmentação do Ministério do Turismo.

A partir do plano de ação traçado, o projeto fornecerá consultoria e assistência técnica em áreas como gestão, posicionamento de mercado e inovações de produto.

O circuito de Minas Gerais é o terceiro a receber o workshop do projeto Talentos do Brasil Rural. No início do mês, os técnicos estiveram em Bento Gonçalves (RS) para trabalhar o roteiro Caminhos de Pedra. Agricultores familiares, representantes de empreendimentos, agências de receptivo, associações, prefeitura local e a Secretaria Estadual de Turismo traçaram um plano com cerca de 40 ações.  Entre elas, a de criação de uma agenda de programação cultural para o roteiro com o objetivo de propor novas experiências ao turista. Em março, Gramado (RS) recebeu o piloto da ação.

“É uma oportunidade para qualificarmos nosso produto de olho nos grandes eventos que o Brasil sediará nos próximos anos. É muito bom o enfoque do projeto de mostrar ao turista estrangeiro o que o país tem a oferecer de mais genuíno e autêntico, que é a agricultura familiar e o homem que mora no campo”, avalia o secretário executivo da Associação Caminhos de Pedra, Nestor Foresti, que participou do workshop em Bento Gonçalves.

Projeto – O Talentos do Brasil Rural procura fortalecer a relação entre agricultura familiar e a atividade turística. A ideia principal é inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira e gerando renda para os agricultores.

O projeto contempla 24 roteiros no entorno das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Os circuitos, selecionados por meio de chamada pública, realizada em 2011, envolvem 54 municípios brasileiros. Além do trabalho nos roteiros, o projeto prepara 83 cooperativas, associações e redes da agricultura familiar que produzem amenities (cosméticos), alimentos, bebidas, decorativos e utilitários para que seus produtos sejam inseridos em hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato nas 12 capitais da Copa.



Comentários