Instituto C&A apoia I Encontro Nacional de Participação Infanto-Juvenil durante o 24º Congresso da ABMP



Durante o encontro, 150 jovens discutirão a garantia dos direitos da infância e da juventude no sistema judiciário brasileiro

Nesta quarta-feira (16/5), em Natal, durante o 24º Congresso da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP), será realizado o I Encontro Nacional de Participação Infanto-Juvenil, com apoio do Instituto C&A. Participarão do encontro 150 jovens, com idade entre 12 e 24 anos, que lideram discussões sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente em 16 conselhos consultivos estaduais, além de membros de movimentos juvenis do Rio Grande do Norte.

O objetivo do encontro é promover uma reflexão sobre a aproximação da Justiça com a realidade de jovens e adolescentes que tiveram seus direitos violados, ou que não têm seus direitos garantidos. Os debates terão como tema principal a participação de jovens e adolescentes na sociedade brasileira, sobretudo na análise do modelo de exercício do Sistema de Justiça e sua efetividade na garantia dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A ação faz parte do projeto Participação e Protagonismo Infanto-Juvenil no Sistema de Garantia dos Direitos e no Sistema de Justiça da Infância e da Juventude. O projeto fomenta as atividades do Conselho Consultivo Nacional dos Adolescentes e Jovens e promove discussões sobre a garantia de direitos pela Justiça, de modo que os jovens líderes tenham a oportunidade de se manifestar e ser ouvidos.

A ABMP é a primeira organização do País que integra adolescentes e jovens em suas atividades institucionais, a fim de promover novas perspectivas e aperfeiçoar a Justiça brasileira. O Instituto C&A atua como parceiro do projeto desde 2011.

A participação dos jovens no 24º congresso da ABMP marca também uma ação qualificada nos espaços estratégicos de discussão sobre a Justiça em relação a esse público.

Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto C&A abrange organizações sociais que atuam em 90 cidades.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado. Desde sua fundação, o Instituto C&A já investiu cerca de US$ 80 milhões em 1,5 mil projetos sociais em todo o Brasil, que beneficiam aproximadamente 1 milhão de pessoas, especialmente crianças, adolescentes e educadores.
  

Comentários