Diretores do Festuris comemoram lançamento do Plano do Turismo do RS



Em 1988, festival foi precursor no desenvolvimento do setor para o Estado
Um das responsáveis pela criação do evento que alavancou o desenvolvimento turístico do Rio Grande do Sul, há 24 anos, a diretora do Festival do Turismo de Gramado (Festuris), Marta Rossi, aplaudiu, na tarde desta segunda-feira (28), a divulgação do Plano de Desenvolvimento do Turismo do Estado. “É um momento histórico, pois quando lançamos o festival (em 1988), provocamos o mercado a se fortalecer, mostrando que tínhamos espaço e produto para nos desenvolvermos. Me sinto realizada de participar da apresentação de uma proposta feita com seriedade pelo governo”, elogia Marta, que participou da solenidade, no Palácio Piratini, acompanhada do sócio e também diretor do evento, Eduardo Zorzanello. Em seguida, ambos foram convidados para um almoço com o governador Tarso Genro, a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, e representantes do trade turístico.
O plano representa o trabalho realizado pela Secretaria do Turismo (Setur) até o momento. “Ele sintetiza em forma e conteúdo o debate que travamos nas onze conferências regionais e nas cinco temáticas que organizamos no ano passado. A partir do documento elaborado na nossa Conferência Estadual do Turismo, chegamos a este plano que traça os caminhos para o desenvolvimento do setor no Estado”, explica Abgail.
Segundo ela, o plano apresenta 10 eixos estratégicos, que são balizadores do documento, assim como cinco grandes desafios. “Nestes cinco desafios, temos 25 projetos a serem trabalhados. Com isso, queremos enfrentar as desigualdades sociais e fazer uma gestão que contemple o turismo inclusivo. Tenho certeza que vamos potencializar o setor e fazer com que as oportunidades estejam ao alcance de todos. Nosso plano é um marco na atividade política deste Estado.”

OS DESAFIOS
Os desafios do plano são: implantar o sistema de Gestão do Turismo no Rio Grande do Sul; preparar o Estado para captar e realizar grandes eventos; aumentar a competitividade das regiões turísticas gaúchas; posicionar o produto turístico Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional e fomentar o empreendedorismo, a inovação e a qualificação dos serviços turísticos.
O diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, ressaltou a importância do Rio Grande do Sul para o turismo nacional. “O Estado tem papel estratégico na promoção internacional, uma vez que faz fronteira com importantes países. Estamos prontos para atuar em conjunto com a Setur e fortalecer a nossa parceria”, revela ele, que prestigiou a solenidade. Para o governador Tarso Genro, o plano é uma grande conquista. “Este plano é uma visão do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Se formos observar todos os outros que já foram apresentados, veremos que o Estado está fazendo uma revolução construtiva”, finaliza.
O FESTURIS
O Festival do Turismo chega à 24ª edição neste ano. Realizado nos pavilhões do Serra Park, em Gramado, já tem 60% da área comercializada, com perspectiva de superar 2.000 marcas e 350 expositores. Foi criado no final dos anos 1980, como proposta inovadora para o desenvolvimento do trade gaúcho, reunindo operadoras, destinos e profissionais segmentados. Alcançou participantes de toda a América do Sul após alguns anos. Em 2012, ocorrerá de 22 a 25 de novembro. Mais informações no site www.festivalturismogramado.com.br
Foto: Divulgação/Palácio Piratini
Legenda: Eduardo Zorzanello, secretária Abgail Pereira, Marta Rossi e governador Tarso Genro em almoço de lançamento do projeto

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