Uma cidade que encanta : Veneza, cidade água,cidade das pontes, cidade das gôndolas italianas, - Parte I

Dando prosseguimento a matéria viagem de sonhos, que começou dia 03 de abril em Lisboa, continuo aqui e começo a escrever sobre Veneza, na Itália, uma cidade famosa por seus canais, famosa por suas pontes, famosa pelo seu romantismo, e sobretudo pela sua beleza inigualável. No dia 04 de abril embarquei pela TAP linhas aéreas portuguesas num vôo de três horas para Veneza.

Veneza, uma cidade que tem 411 pontes, e mais 430 gôndolas, fora os vaporetos e lanchas e barcos espalhados na cidade em seus canais, uma cidade que encanta com seus restaurantes, sua construção, sua arquitetura onde recebe turistas de várias partes do mundo, entre os quais muitos alemães, franceses.

Como ia pela primeira vez a Itália, antes desta viagem, contactei a embaixada da Itália no Brasil, e através do cônsul Leonardo Guerrieri que foi extremamente gentil, informou que contactou a prefeitura de Veneza e eu teria um guia falando em inglês que me mostraria os principais atrativos e teria gratuidade para visitar, mas antes de embarcar me avisou que o presidente do Conselho da Cidade de Veneza, Roberto Turetta estaria me aguardando e me passou seus contatos, frisando também de se tratar de um grande amigo de sua terra. Então, antes de embarcar contactei Roberto e passamos a nos falar sempre em inglês. Antes de embarcar me confirmou que estaria no aeroporto de Veneza me esperando.
E então viajei...E quando cheguei no aeroporto de Veneza, lá estava Roberto Turetta, um homem "gentleman", super educado, risonho e simpático, disse logo "Cristina Lira"..E logo disse vamos!... Junto comigo estava Simone Silva, outra jornalista, colunista social, onde ficariamos no mesmo hotel em Veneza no NH Laguna Palace em Mestra. E daí fomos com Roberto para o hotel, um lugar lindo,moderno, dirigido para executivos, com um café da manhã ótimo, cardápio variado, frutas, vários tipos de queijos..
E começaríamos uma viagem de contos de fadas. Estávamos fascinadas por chegarmos a linda Veneza conhecida em todos os continentes do mundo.
E tive um grande anfitrião que me levou para passear, para visitar os lugares que gostaria, como a Basílica de São Marcos, a praça de São Marcos, com direito a conhecer a Cúria e o padre, Antônio, que não falava português, mas recebeu muito bem nós brasileiras, e nos levou a conhecer a Basílica de São Marcos, sem enfrentar filas,ou seja, passamos na frente de todos e entramos para ver um lugar lindo, com imagens, com muita história.É a mais famosa das igrejas de Veneza, Itália, e um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina. Localizada na Praça de São Marcos (Piazza di San Marco), ao lado do Palácio dos Doges, a basílica é a sede da arquidiocese católica romana de Veneza desde 1807.

A igreja apresenta uma planta em cruz grega, baseada nos exemplos de Basílica de Santa Sofia e da Basílica dos Apóstolos. Possui um coro elevado acima de uma cripta. A planta do interior consiste em três naves longitudinais e três transversais. Um baldaquino cobre o altar principal, com colunas decoradas com relevos do século XI. O retábulo é a famosa Pala d´Oro - um trabalho em metal bizantino de 1105. Atrás do altar principal há um segundo altar com colunas de alabastro. Os cercados do coro, acima dos quais há três relevos de Sansovino, apresentam obra de marchetaria de Fra Sebastiano Schiavone. Os dois púlpitos de mármore da nave são decorados com estatuetas dos irmãos Massegne (1394).
A basílica foi consagrada em 1094, no mesmo ano em que o corpo de São Marcos foi supostamente reencontrado num pilar pelo Doge Vitale Falier. A cripta passou então a abrigar as relíquias até 1811. O edifício também possui uma torre baixa, que alguns pensam ter integrado o Palácio dos Doges original.











O Palazzo Ducale (Palácio Ducal), também conhecido como Palácio do Doge, é um símbolo da cidade de Veneza e uma obra-prima do gótico veneziano. Foi a antiga sede do Doge de Veneza e da magistratura veneziana e é hoje sede do Museo Civico di Palazzo Ducale (Museu Cívico do Palácio Ducal).

Todo mundo que pensa em Veneza, pensa que só existe Veneza, mas existe as cidades de Marghera e Mestra . fi




Comentários