LOJAS RENNER ALCANÇA 200 LOJAS E RECEITA DE VENDAS
CRESCE 19,6% EM RELAÇÃO AO 1T12
Companhia atinge, no
trimestre, a marca de 200 lojas e Margem Bruta da Operação
de Varejo de 53,1%
No primeiro
trimestre de 2012, apesar do cenário macroeconômico favorável e da recuperação
no Índice de Confiança do Consumidor, o ambiente competitivo no varejo de
roupas esteve um pouco mais acirrado com atividades promocionais intensas em
todo o País.
Não obstante, na
Lojas Renner, a assertividade tanto das novas operações inauguradas quando das
coleções e a inclusão das vendas da Camicado no resultado permitiram desempenho
de R$ 619,2 milhões na Receita Líquida das Vendas de Mercadorias no
1T12, com aumento de 19,6% em relação a igual período do ano anterior. As Vendas
em Mesmas Lojas por sua vez chegaram a 4,8% no trimestre, mesmo com
importantes operações em reforma.
O resultado do Lucro
Bruto das Vendas de Mercadorias registrou crescimento de 19,8%, chegando a
R$ 328,6 milhões, no primeiro trimestre do ano, ante R$ 274,3 milhões. Em linha
com o crescimento de vendas e como consequência de estoques ajustados, das
baixas necessidades de remarcações, do mix de produtos ofertados e do menor
custo do algodão em itens de fornecimento local, a Margem Bruta da Operação
de Varejo obteve crescimento de 0.1 ponto percentual, totalizando 53,1%.
A geração de
caixa no conceito do EBITDA alcançou R$ 83,6 milhões nos três primeiros
meses de 2012. Na Operação de Varejo totalizou R$ 42,7 milhões e, em
Serviços Financeiros, R$ 40,9 milhões.
SERVIÇOS FINANCEIROS
Os bons resultados
dos produtos ofertados e os maiores níveis de recuperação de créditos em atraso
tiveram importante impacto no Resultado de Serviços Financeiros, que
atingiu R$ 40,9 milhões no 1T12, ante R$ 38,5 milhões no 1T11, com crescimento
de 6,3%. Uma série de iniciativas adotadas pela Companhia para o controle das
perdas e de ganhos de eficiência em concessão, cobrança e recuperação de
crédito permitiu que a inadimplência atingisse o percentual de 2,2% da Receita
Líquida das Vendas de Mercadorias, o menor nível histórico já alcançado.
Em março, o total
de Cartões Renner emitidos foi de 19,4 milhões com uma participação de
51,2% nas vendas de mercadorias. No 1T12, as vendas em 0+5 parcelas
representaram 39,6% das vendas totais e a condição de 0+8 parcelas com encargos
registraram 11,6%.
O ticket médio do Cartão Renner no
1T12 foi de R$ 138,72 apresentando um crescimento de 8,2% ante os R$ 128,20 do
1T11. Já o ticket médio da Companhia foi de R$ 99,21 no 1T12, 6,4%
superior ao mesmo período do ano anterior.
INVESTIMENTOS
Em março de 2012,
a Companhia atingiu a importante marca de 200 operações. A Renner contava com
169 lojas, incluindo os três pilotos de Blue Steel, e com isso totalizava
metragem de vendas de 321,2 mil m2. A Camicado, por sua vez, estava com 31
lojas, com área de vendas de 16,0 mil m2.
No
1T12, os Investimentos em ativos fixos totalizaram R$ 69,8 milhões ante
R$ 24 milhões no 1T11. Desse montante, R$ 23,7 milhões foram aplicados na
abertura e preparação de novas lojas. No período foram abertas duas novas lojas
Renner (Porto Alegre/RS e Uberlândia/MG) e uma Camicado (Novo Hamburgo/RS).
O processo de
consolidação e integração da Camicado continuou sendo desenvolvido, com foco na
implementação de projetos relacionados à atividade comercial, tais como a
introdução do Conceito de Estilos de Vida, alterações no sortimento, melhores
níveis de serviços, entre outros.
PRÓXIMOS NOVE MESES
Ao longo dos
próximos nove meses, a Companhia dará seguimento ao plano de inaugurações, com
mais 28 unidades previstas da Renner e outras cinco, da Camicado. Já as
remodelações envolverão 25 lojas da rede de varejo de vestuário.
Além disso, serão
mantidos investimentos em projetos estratégicos, sendo o principal o novo
processo de distribuição, a partir da inauguração do CD no Rio de Janeiro, com
50 mil m², previsto para julho de 2012.
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