O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Amaro Sales, recebeu nesta sexta-feira (16/03) na Casa da Indústria, em Natal, o conselheiro de pesca japonês Masaaki Nakamura e o diretor-presidente da empresa Atlântico Tuna, Gabriel Calzavara

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Amaro Sales, recebeu nesta sexta-feira (16/03) na Casa da Indústria, em Natal, o conselheiro de pesca japonês Masaaki Nakamura e o diretor-presidente da empresa Atlântico Tuna, Gabriel Calzavara, para discutir a ampliação do Projeto Atum Brasil/Japão.

Participaram da reunião o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, e o presidente do Sindicato da Indústria da Pesca (SINDIPESCA-RN), Jorge Bastos.

Desenvolvido pela FIERN através do Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o programa iniciado em janeiro de 2011 capacita trabalhadores para operar barcos nipônicos no pólo atuneiro potiguar.

A expectativa é que instrutores japoneses formem pelo menos 400 trabalhadores nos próximos anos no estado. Para isso, o SENAI instalou no município de Santa Cruz/RN um centro de referência para a pesca de atum.

Masaaki Nakamura informou que novos barcos pesqueiros chegarão em breve à costa norte-rio-grandense, daí a necessidade de treinar mais trabalhadores, sobretudo, na área de mecânica e cozinha. O conselheiro sugeriu a ida de instrutor brasileiro ao Japão para intercâmbio de informações.

O presidente Amaro Sales garantiu apoio da FIERN à continuidade do Projeto Atum, inclusive fazendo gestões junto à Marinha e outros órgãos governamentais para solucionar quaisquer entraves burocráticos.

Comentários