Museu do Futebol: um museu para todos que adoram futebol e para os não apreciadores do esporte






Além de contar a história do futebol brasileiro, o Museu do Futebol – um equipamento de cultura do governo do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu em São Paulo - conta a história do Brasil. De uma forma lúdica, divertida e muito emocionante, o visitante irá entender por que o futebol nos habita. Inaugurado em 29 de setembro de 2008, o Museu do Futebol desde então atraiu mais de 1 milhão de pessoas e a imprensa do mundo todo, da revista Veja ao jornal norte-americano The New York Times, passando pelo francês Le Monde e o inglês The Guardian, já destacaram o museu em suas publicações.
Com a curadoria do jornalista Leonel Kaz, o museu tem sua visitação baseada em três pilares: emoção, história e diversão. Fotos, vídeos, áudios e interatividades é a fórmula que encanta os visitantes. “É um museu-escola, de idéias e singular”, completa Leonel.
O primeiro eixo do Museu trata do futebol a partir da emoção que ele desperta nas pessoas. Já no eixo da história, se conta, em mais de mil imagens fotográficas e 21 vídeos, a trajetória histórica do nosso futebol, passando por Charles Miller, Leônidas da Silva, Tarsila do Amaral, Getúlio Vargas entre outros heróis brasileiros. No último eixo, em destaque, o futebol como jogo, como brincadeira, como rivalidade entre torcidas e como atividade lúdica.
A idéia do Museu partiu do então prefeito da cidade de São Paulo, José Serra. “É uma goleada. Nunca imaginei, a partir da idéia que tive, que chegássemos a uma obra desse porte. Um museu lúdico, aconchegante, que conta a história do futebol, que mostra o futebol também como um fruto da criação brasileira”, destacou o governador.
“O Museu é a contribuição mais popular para a compreensão da síntese da formação da sociedade brasileira. E utiliza a síntese mais original para isso, o futebol”, afirma Walter Feldman, Secretário de Esportes do município de São Paulo.
Além de trazer uma oportunidade de resgate da história do país por meio do esporte, o Museu se torna uma nova alternativa de lazer para visitantes e moradores de São Paulo. “O museu requalifica ainda um patrimônio histórico de São Paulo - O Estádio do Pacaembu. E, acima de tudo, cria um novo ícone turístico para a capital paulista, que nos últimos anos se desvincula do turismo de
negócios e se firma como o grande destino de lazer, cultura e eventos da América do Sul. Esperamos receber mais de 600 mil visitantes já no seu primeiro ano de funcionamento”, acrescenta Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo e presidente do Conselho de Administração do Museu do Futebol.
O Museu do Futebol é um equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado por uma organização social. Sua realização se deu com recursos do próprio Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Esportes e da São Paulo Turismo – a partir do projeto concebido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com Telefônica, AmBev, Visanet, Santander e Rede Globo, sob apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Serviço:
Local: Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)
Preço: R$ 6,00 (R$ 3,00 a meia entrada para estudantes,professores e idosos)
*Deficientes não pagam
Entrada gratuita às quintas-feiras
Horário: das 9h às 18h
Bilheteria: das 9h às 17h
Site: www.museudofutebol.org.br
Telefone: (11) 3664-3848
*Consulte o horário em dias de jogos

Comentários