Legado sociocultural da Copa do Mundo e das Olimpíadas e a economia criativa são debatidos no Museu do Futebol

Realizado com apoio da SPTuris, lançamento do livro “Cidades Criativas – Soluções Inventivas”, organizado por Ana Carla Fonseca, reuniu especialistas para debate sobre o tema



O legado sociocultural e a relação das cidades com megaeventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas – os maiores do planeta – foram alguns dos temas abordados no debate que ocorreu na noite de ontem (26), no Museu do Futebol, durante o lançamento do livro “Cidades Criativas – Soluções Inventivas - o papel da Copa, das Olimpíadas e dos museus internacionais”, editado por Garimpo de Soluções. A publicação, organizada por Ana Carla Fonseca, economista e doutora em Urbanismo, tem o apoio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de promoção turística e de eventos do município) e do Serviço Social da Indústria – Sesi.

Participaram do debate a diretoria de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciane Leite, o diretor geral da Enter Entertainment & Experience e autor do prefácio do livro, Caio Luiz de Carvalho, o ex-secretário municipal Especial para Grandes Eventos, Walter Feldman, o curador do Museu do Futebol, Leonel Kaz, e o ator Odilon Wagner, com a moderação da própria Ana Carla.

Luciane Leite aproveitou a ocasião para destacar que a mensuração dos efeitos do estímulo às economias criativas na sociedade é essencial para a valorização dos talentos criativos e para realização de trabalhos e projetos cada vez mais efetivos para a população. “Todos conhecem os benefícios que grandes eventos e projetos culturais e esportivos trouxeram para cidades como Londres, Barcelona e até São Paulo, porém ainda é imprescindível que se desenvolvam pesquisas sobre o impacto direto do fruto gerado por eles que sejam capazes de responder quantos empregos são gerados direta e indiretamente e qual a representatividade para a economia e, a partir daí, criar ações capazes de apoiar e incentivar ainda mais os talentos paulistanos. Nesse contexto, publicações como a da Ana Carla e debates como esse são essenciais”, afirmou.

Caio Carvalho ressaltou que esses eventos são capazes de instituir uma nova relação entre cidade e população. “A percepção do morador muda e se cria uma afeição, uma identificação, um orgulho do cidadão em relação ao lugar onde ele vive, que passa a cuidar de sua cidade, divulgar seus pontos positivos e se envolver diretamente no seu crescimento”, explicou.


Sobre a publicação
O livro “Cidades Criativas, Soluções Inventivas” trata do legado de grandes projetos e eventos culturais e esportivos para aspectos das cidades, como governança, engajamento da sociedade civil, marcos regulatórios, modelos de gestão, capacitação, inovações e outros. Os exemplos escolhidos se referem a cidades de diferentes níveis de desenvolvimento socioeconômico, analisando aspectos bem-sucedidos e aprendizados. Barcelona (Espanha, Olimpíadas de 1992), Bilbao (Espanha, Museu Guggenheim), Bogotá e Medellín (Colômbia, Parques-Bibliotecas), Cidade do Cabo e Johannesburgo (África do Sul, Copa de 2010), Londres (Inglaterra, Olimpíadas de 2012) são as cidades abordadas.

Nas análises, profissionais e especialistas que acompanharam a realização dos grandes eventos e empreendimentos culturais tecem reflexões sobre seu papel transformador e sobre como podemos aproveitar melhor os desafios da Copa de 2014, das Olimpíadas de 2016 e dos equipamentos culturais de representatividade internacional, em construção por todo o país.

Em uma ação especial da SPTuris para promover a cidade e também divulgar suas em ações para fortalecer a economia criativa paulistana, a publicação traz na quarta capa o logotipo da nova marca São Paulo, lançada em 2011, que tem entre seus objetivos mostrar a faceta criativa e diversa da metrópole. Ainda no ano passado, a SPTuris apoiou a publicação do primeiro livro sobre cidades criativas no Brasil: “Cidades Criativas – Perspectivas”, organizado por Ana Carla juntamente com o também especialista no tema Peter Kageyama.

O livro já está disponível para download no site oficial de turismo de São Paulo, o www.cidadedesaopaulo.com.


SPTuris desenvolve projetos para estimular talentos criativos

Em 2011, a SPTuris começou a desenvolver esforços com o objetivo de incentivar e divulgar o lado mais criativo da metrópole. Desde então, várias ações foram realizadas, entre elas a campanha “São Paulo, Cidade Criativa” e o lançamento da Marca São Paulo, que mostra, entre outras características, uma cidade global, diversa, que vive o presente, respeita as diferenças e surpreende.

O presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, reforça a importância desse trabalho. “A propriedade intelectual, a criatividade e o talento de São Paulo são únicos e admirados no mundo inteiro. Precisamos trabalhar para que eles sejam cada vez mais desenvolvidos, dessa forma gerando riqueza e fomentando cada vez mais a cultura e o turismo”, afirma.

Outros projetos com o viés voltado aos setores criativos ainda foram colocados em prática pela SPTuris:

SP Mobile
Aplicativo para smartphone ou tablet como iPhone, iPad ou aparelhos com a plataforma Android que ajuda a localizar mais de 3.700 locais de interesse, como pontos turísticos, atrativos culturais, museus, restaurantes e estabelecimentos de serviço, além de traçar rotas de ponto a ponto. Lançado em dezembro/2011 pela DTE, em 25/1/2012 foi lançada versões inglês e espanhol. Pode ser baixado gratuitamente.

Novos Roteiros Temáticos
A SPTuris lançou em novembro de 2011 nove novos roteiros temáticos da cidade de São Paulo. Uma forma criativa de mostrar a diversidade de atrações turísticas da capital paulista. Os temas são: Arquitetura pelo Centro Histórico, Cultura Afro, Arte Urbana, Cidade Criativa, Eco-rural, Independência do Brasil, Café, Futebol e Mirantes.

São Paulo Best Week
Semana para promover a cidade em períodos de diminuição do movimento nos hotéis e na cidade. 1ª edição entre Natal e Ano-Novo foi de 24/12/2011 a 1º/1/2012, teve 150 ofertas cadastradas no site com descontos e promoções em hotéis, hostels, restaurantes e outros estabelecimentos, e quase 500 vouchers utilizados no período.

São Paulo, cidade criativa

Os talentos criativos de São Paulo são admirados no mundo inteiro e tem ganhando cada vez mais espaço graças aos eventos e empreendimento culturais que se multiplicam pela cidade. Confira alguns exemplos:

São Paulo Fashion Week: tornou-se uma das cinco semanas de moda mais importantes do mundo.

Virada Cultural: megaevento que une várias camadas sociais e estimula diversos tipos de arte e cultura, levando às pessoas a curtir as ruas da cidade por 24 horas ininterruptas de atividades gratuitas.

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: durante duas semanas, apresenta centenas de filmes de diversos países do mundo e premia produções nacionais e internacionais.

Casa Cor São Paulo: segundo maior evento de arquitetura e decoração do mundo.

Museu do Futebol: único do mundo voltado exclusivamente para o futebol e sem ligação com nenhum clube, seu diferencial é o acervo multimídia e o aspecto futurista, mesclando esporte, paixão, história e cultura brasileira.

Museu da Língua Portuguesa: interatividade e tecnologia para falar da importância da linguagem e do nosso idioma são os diferenciais de um dos museus mais frequentados do Brasil.

Vila Madalena: conhecido como reduto dos boêmios e intelectuais, o bairro abriga livrarias, ateliês, galerias de arte, feira de arte e artesanato, quadra de escola de samba, bares e casas de show, além de uma forte influência da arte urbana com grafites e outras manifestações em suas ruas.

Rua Augusta: símbolo da diversidade paulistana, a rua abriga teatros, cinemas, centros culturais, galerias, além de bares e casas de show frequentadas por todas as tribos urbanas.

Assessoria de Comunicação- SP Turis

Comentários