Fundação Nokia apresenta quatro projetos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia em São Paulo

O Ensino Médio Técnico da Fundação Nokia de Ensino, com sede em Manaus (AM), terá 11 alunos na exposição de quatro projetos da 10ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece de 13 a 15 de março, em São Paulo, nas dependências da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Os jovens desenvolveram soluções inovadoras para problemas da sociedade: reciclagem de óleo vegetal, modernização do ensino da física nas escolas de ensino médio, sistema inovador de telefonia para TV digital e a possibilidade do ensino avançado de partituras musicais para deficientes visuais.
Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli, a Febrace é a maior feira de Ciências e Engenharia do País. Os projetos deste ano foram selecionados entre 1.505 trabalhos, submetidos diretamente pelos autores e por meio das 54 feiras de ciências afiliadas.
Os estudantes amazonenses já participaram de outras edições da Febrace e um dos projetos aprovados este ano, o Arvo II, foi premiado com medalhas de ouro e prata na mesma feira, em 2011. Com o resultado, sua equipe desenvolvedora foi credenciada para a Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), em Los Angeles (EUA).

Conheça os projetos da Fundação Nokia na Febrace 2012:
BAM! – Bolinha Acelerada por Magnetismo
A física de partículas é um ramo da física que estuda a estrutura da matéria. Graças ao conhecimento proporcionado por seus estudos, a humanidade conseguiu vários avanços tecnológicos importantes como, por exemplo, a máquina de raios-x, os antigos monitores de CRT (Cathode Ray Tube), a criação dos implantadores, que são fundamentais para o desenvolvimento da microeletrônica e, principalmente, a comprovação e elaboração de novas teorias sobre a composição da matéria. É interessante que se saiba algo sobre o assunto, dada a sua importância; entretanto, a maioria dos alunos do ensino médio desconhece o tema, porque o ensino da Física de Partículas esbarra em obstáculos didáticos, devido à sua complexidade e à falta de materiais para auxiliarem o professor a fazer uma aula mais prática, o que ajudaria os alunos a entender melhor o assunto. Por isso o projeto BAM! (Bolinha Acelerada por Magnetismo) tem como objetivo ensinar noções básicas sobre o tema, mostrando de forma simples e didática o funcionamento geral dos grandes aceleradores de partículas, através de uma aula prática e dinâmica utilizando um protótipo desenvolvido para ajudar os alunos a compreenderem o funcionamento dos aceleradores, com o intuito de despertar o interesse do corpo discente pela disciplina.
O projeto foi criado por Anderson Maranhão e Bruno Marciano, de Eletrônica, sob a orientação do Professor Reginaldo Paixão.

STORMII – Sistema de Telefonia Voip para TV Digital
O projeto StormII é o desenvolvimento de um sistema de telefonia VoIP voltado ao ambiente de TV digital. Tem o objetivo de integrar o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) aos sistemas atuais de telefonia usando a Internet como principal meio de conexão. A tecnologia VoIP oferece várias vantagens quanto à utilização dos sistemas de telefonia convencionais, tais como custos menores de implementação de sistema e, consequentemente, menor custo ao usuário quanto à tarifação da chamada telefônica, o que torna essa tecnologia muito requisitada a nível mundial. Infelizmente, no Brasil, ela não alcançou tal patamar de utilização. Já o ramo de TV digital, no país, vem crescendo gradualmente, principalmente com a implementação do SBTVD, que trouxe a ainda novíssima plataforma Ginga, para desenvolvimento de aplicações para TV digital, como middleware. Essa inovação brasileira, que vem aparecendo em cada vez mais cidades do país, trouxe várias possibilidades de inovação tecnológica nesse ramo. Contudo, não existem sistemas que visem a convergência entre a tecnologia VoIP e o middleware Ginga do SBTVD. O projeto StormII visa justamente essa convergência tecnológica de sistemas, incentivando a disseminação da tecnologia VoIP no país e incentivando, também, o crescimento dos serviços prestados pelo STVD através de aplicativos do Middleware Ginga.
O projeto foi desenvolvido pelos alunos Bianca Marques, Max Miller e Nillo Edson, de Telecomunicações, sob a coordenação do Professor Fábio Lima.

SYSTEM ATMB – Sistema de Acessibilidade à Teoria Musical por meio da Musicografia Braille
O Sistema de Acessibilidade à Teoria Musical através da Musicografia Braille tem por objetivo a inclusão social de deficientes visuais e a capacitação de professores de música a lecionar a musicografia através do Braille. Observa-se que na sociedade existem poucos profissionais capacitados a exercer essa função e uma grande demanda de deficientes visuais interessados em aprender teoria musical e, também, observa-se que, para seguir a carreira musical ingressando em um conservatório ou faculdade de música, é necessário o conhecimento sólido da teoria. O sistema pretende solucionar a falta de conhecimento da teoria musical em Braille, constituindo-se de um software educativo com metodologia de estudo dirigido acompanhado de um hardware que possibilite ao usuário ler em Braille as informações apresentadas na tela do computador. É de uso simples e de interface inteiramente falada, o software permite ao usuário um melhor dinamismo e rendimento de aprendizado e de navegação.
O projeto foi desenvolvido pelos alunos Diogo Vieira, Eva Caroline e Luan Matos, de Telecomunicações, sob a coordenação do Professor Fábio Lima.

Arvo II – Automatic Recycling of Vegetable Oil
O destino incorreto dado ao óleo de cozinha após o seu uso é um grave problema que atinge o meio ambiente. Ao chegar aos rios, por não se misturar a água, forma-se uma película de óleo, impedindo a oxigenação e a passagem de luz solar, matando os seres vivos presentes nesse meio e gerando poluição - não só nos rios, mas também nos solos. Não existe um modo adequado para descartar o óleo vegetal de forma direta sem agredir o meio ambiente, mas há alternativas de reciclagem, entre elas, a produção de sabão em barra e sabão líquido. No entanto, o processo de transformação manual do óleo vegetal em sabão biodegradável demanda um tempo prolongado e necessita de acompanhamento durante todo o processo, submetendo o indivíduo ao trato com produtos químicos nocivos à saúde - sem mencionar que economicamente inviável quando comparada à quantidade de trabalho com de sabão produzido. Com o intuito de solucionar tais problemas, desenvolveu-se uma forma de automatizar esse processo de reciclagem construindo-se a máquina ARVO. Adicionando-se o óleo vegetal usado, soda cáustica, amaciante e água na máquina, cada um no seu respectivo recipiente, basta apertar um botão e depois de alguns minutos se terá uma massa que ao secar será o sabão em barra.
O projeto foi desenvolvido pelos alunos Allan Soares, Líbia Ezagui e Marcel Siqueira, de Telecomunicações, sob a orientação do Professor Fábio Lima e co-orientação do Professor Marden Eufrásio.

Premiação
Os projetos finalistas da Febrace 2012 serão avaliados por uma comissão julgadora. Os autores dos melhores trabalhos ganharão medalhas, bolsas de iniciação científica do CNPq, certificados e estágios, entre outros prêmios. Também serão selecionados nove estudantes para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel, que neste ano acontece em Pittsburgh, nos Estados Unidos, de 13 a 18 de maio.

Sobre a Fundação Nokia de Ensino
A Fundação Nokia de Ensino tem 25 anos e está classificada no ranking do Enem como a 8ª melhor escola técnica do Brasil. A instituição é um dos maiores projetos sociais da Nokia no mundo e destina 70% das vagas de seu Processo Seletivo do Ensino Médio Técnico a alunos provenientes de escolas da rede pública. A escola oferece ensino em tempo integral, além de benefícios como alimentação e atendimento médico.

Comentários