Empreendedoras de AL e RS vencem Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios

Realizada em Brasília, a edição nacional do prêmio reconheceu duas empresárias entre as 3.629 que participaram das fases estaduais.

As empresárias Maria Cristina Ruffo, de Maceió (AL), e Maria Helena Lubke Jeske, de Pelotas (RS), foram as vencedoras da etapa nacional do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios. A cerimônia de premiação reconheceu as mulheres que mais se destacaram em 2011 por suas histórias de empreendedorismo. O prêmio é uma iniciativa do SEBRAE com apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Reconhecida na categoria Pequenos Negócios, Maria Cristina é proprietária da Mr Krocco, empresa de criação e reprodução de jacarés do papo amarelo que, por meio do abate humanitário, utiliza a pele e subprodutos do animal para exportação. Seu negócio é pioneiro no Brasil como criatório de jacarés e, atualmente, a empresária é maior criadora dessa espécie no mundo, com 12 mil animais em cativeiro. Ela se destacou pelo senso de oportunidade e caráter inovador de seu negócio, além de sua capacidade de gerenciar processos e monitorar resultados.

Já Maria Helena, premiada na categoria Negócios Coletivos, atua como presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, que reúne 16 doceiras da região e em 2011 recebeu a chancela de Indicação de Procedência do Doce de Pelotas, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), para atestar a qualidade dos produtos fabricados. A empresária se sobressaiu em função de sua forte característica empreendedora e liderança, com poder de mobilização das demais mulheres que atuam na associação.

As duas empreendedoras concorreram com 17 mulheres na etapa nacional do prêmio, selecionadas entre 3.629 candidatas que participaram das fases estaduais, um número recorde desde o início da premiação em 2004. Além do reconhecimento, elas serão contempladas com uma viagem internacional para conhecerem centros de referência em modelos de gestão, em país ainda a ser definido.

Voltado a empreendedoras brasileiras cujos negócios têm faturamento anual de até R$ 2,4 milhões, o reconhecimento tem como objetivo identificar, selecionar e premiar os relatos de vida de mulheres empreendedoras brasileiras, que transformaram seus sonhos em realidade e são exemplos para outras que também anseiam ter sucesso em seu negócio. “Para escolher as melhores histórias, o processo de avaliação usa como base os fundamentos de excelência do Modelo de Excelência da Gestão, disseminado pela FNQ. Com isso, buscamos assegurar que as empresas dessas mulheres adotem princípios de gestão, que é o que garante a sustentabilidade do negócio”, explica o coordenador técnico do prêmio na FNQ, Francisco Teixeira.

Sobre a FNQ

Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independente do porte ou setor. Ao disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e promover a capacitação de profissionais, a FNQ auxilia as empresas na implantação de um programa permanente de excelência da gestão, que gera resultados concretos para toda a organização. Desta maneira, contribui com o aperfeiçoamento do negócio e, consequentemente, o aumento da competitividade das empresas. Como reconhecimento a essa busca pela excelência, a FNQ promove o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que identifica e premia anualmente as melhores práticas de gestão das organizações brasileiras.

www.fnq.org.br
www.twitter.com/fnqgestao

Comentários