Copa 2014: além das cidades-sede

Goiânia promove encontro entre os estados que não sediarão os jogos

São 12 cidades-sede, mas a Copa do Mundo da FIFA de 2014 vai acontecer em quase todo o Brasil. Na última terça-feira (20), os estados que não fazem parte da tabela de jogos organizaram um fórum em Goiânia (GO) para discutir a participação de cada um no Mundial. Os estados que não sediarão jogos são: Goiás, Rondônia, Acre, Amapá, Roraima, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina.

Membro do Comitê Organizador Local (COL), Ronaldo Nazário (o ‘Fenômeno’) foi um dos convidados, e destacou a importância da iniciativa: "Nas Copas que joguei, a seleção brasileira ficou hospedada em cidades que não eram sedes. Seja abrigando uma delegação, promovendo seminários preparatórios ou atraindo turistas, é preciso que os brasileiros se orgulhem da participação de sua região. Convido a prefeitura daquela cidadezinha afastada a também fazer parte da festa”, afirmou ele.

De acordo com Gerfeson Abraão, coordenador do evento, a integração entre os estados permite o desenvolvimento de áreas fundamentais para a organização da Copa 2014: "A segurança pública, por exemplo, necessita de cooperação entre estados vizinhos para um melhor funcionamento. Tivemos um grande encontro e a expectativa é mantermos esse diálogo para que o Brasil, e não apenas as 12 cidades, esteja preparado em 2014”.

Os participantes receberam informações sobre o processo de seleção dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS). O catálogo fial deverá conter as cidades que vão abrigar as 32 seleções que virão ao Brasil. No próximo dia 30 de março, será realizado o Seminário Geral de CTS, em Vitória (ES), que contará com representantes de hotéis e campos de treinamento, além de integrantes dos governos municipais e estaduais.

Comentários