Comitê Supremo do Catar contrata a CH2M HILL para gerenciar o Programa da Copa do Mundo de 2022

A primeira Copa do Mundo Fifa a ser promovida no Oriente Médio está próxima de virar realidade, com o anúncio pelo Comitê Supremo do Catar da contratação da CH2M HILL para assegurar a entrega bem-sucedida da infraestrutura e equipamentos do Mundial de Futebol de 2022. Empresa global de engenharia, construção, gerenciamento, operações e meio ambiente, a CH2M HILL tem origem nos Estados Unidos.

O Comitê Supremo do Catar 2022 é responsável direto pela construção das instalações esportivas, que incluem estádios e centros de treinamento. Também mantém a coordenação de uma série de instalações não-esportivas exigidas pela Fifa, além das principais obras de infraestrutura, como o novo aeroporto internacional de Doha e a proposta rede nacional de metrô.

Com diversas fases, o rigoroso processo de seleção levou mais de seis meses para ser concluído. Após uma pré-qualificação, seis companhias multinacionais foram convidadas a apresentar propostas. Inúmeros consultores locais e internacionais, além de empresas de advocacia assistiram ao Comitê do Catar 2022, no sentido de assegurar a transparência e eficiência de todo o processo.

De acordo com secretário geral do Comitê, Hassan Al Thawadi, o processo de seleção começou imediatamente após o Catar ter sido anunciado como sede da Copa do Mundo de 2022, em dezembro de 2010.

“Nós estávamos conscientes da importância de construirmos bases sólidas para a nossa jornada até 2022. Embora todas as pré-selecionadas tenham apresentado propostas admiráveis, era importante escolher a empresa que atendesse aos critérios que tínhamos em mente, além de complementar e compreender a visão do comitê. Nesse sentido, acreditamos que a CH2M HILL é o parceiro ideal.”

Al Thawadi acrescenta, “nosso trabalho com a CH2M HILL no planejamento da entrega bem-sucedida da Copa do Mundo 2022 irá requerer a cooperação dos stakeholders e parceiros locais, dos setores público e privado. O horizonte é desafiador e a nomeação da CH2M HILL é um marco na nossa caminhada”.

A participação da CH2M HILL irá se estender por mais dois anos após o Mundial de Futebol. O propósito é garantir a implementação dos compromissos relacionados ao legado assumidos pelo Comitê Supremo do Catar.
A CH2M HILL conta com 30 mil funcionários e 300 escritórios ao redor do mundo, incluindo uma equipe de 2 mil profissionais no Oriente Médio, sendo 200 deles no Catar. A mobilização das equipes que irão liderar o gerenciamento do programa terá início ainda em fevereiro.

“Estamos orgulhosos em contribuir com a nossa experiência global em gerenciamento de programas desafiadores para a realização de uma notável Copa do Mundo no Catar. Nosso time conta com comprovada competência para assistir ao Comitê Supremo na entrega de instalações de alto padrão de forma sustentável”, afirma Lee McIntire, presidente e CEO da CH2M HILL.
Segundo o diretor técnico do Comitê Supremo do Catar, Yasir Al Jamal, “estamos satisfeitos em estabelecer essa parceria com a CH2M HILL. Nos próximos seis meses, trabalharemos em conjunto para desenvolver nosso mapa de percurso, com os cronogramas dos projetos dos quais nos ocuparemos nos próximos dez anos”.
SOBRE O COMITÊ SUPREMO DO CATAR 2022

O Comitê Supremo do Catar 2022 foi estabelecido para garantir a entrega bem-sucedida de uma histórica Copa do Mundo Fifa, em conformidade com os planos nacionais e com impactos de longo prazo no país e no mundo.
SOBRE A CH2M HILL

A CH2M HILL é líder global em consultoria, projeto, planejamento, construção, gerenciamento de programas e operações. Na área de gerenciamento de programas, a empresa atende os setores de esportes, energia, águas, infraestrutura urbana, transportes, meio ambiente, nuclear e industrial, tendo desempenhado papel central na entrega de alguns dos projetos mais desafiadores e complexos do mundo. Entre eles, o programa dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012, de desenvolvimento da cidade sustentável de Masdar, de expansão do Canal do Panamá, do UK Crossrail, de expansão do aeroporto de Mumbai, além do programa de energia nuclear dos Emirados. A CH2M HILL ainda trabalhou em outras seis Olimpíadas e em um dos Jogos da Commonwealth. Há oito anos a empresa é líder do ranking da Engineering News-Record em Gerenciamento de Programas e em Gerenciamento de Meio Ambiente.

Comentários