Regiões serranas, litoral, parques, fauna e flora exuberante fazem do sul um destino imperdível



O sul do Brasil é composto por apenas três estados – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas esbanja beleza e diversidade. Praias, locais históricos, serras e campos formam belas paisagens. “Os sulistas são receptivos e muitas cidades possuem ótima infra-estrutura para os turistas. Além de aeroportos, hotéis e parques, há projetos especiais, como o ônibus de turismo, em Curitiba, que passa nos principais pontos turísticos da capital paranaense”, ressalta Aldo Siviero, diretor do portal iTrip.
O clima varia e muito dependendo de qual cidade sulista se está. No interior do Paraná o clima quente é predominante, em Curitiba o frio e a chuva estão presentes o ano todo, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul as estações são bem definidas, com frio severo no inverno e calor forte no verão. “Basta o turista conferir o clima das cidades antes de viajar para escolher as roupas certas e não sofrer com as mudanças climáticas”, destaca.
Na cidade de Foz Iguaçu, no Paraná, encontra-se o Parque Nacional do Iguaçu, tombado como Patrimônio Natural da Humanidade e onde estão as famosas Cataratas do Iguaçu. “No parque ainda é possível fazer passeios e atividades de ecoaventura, como rapel, rafting e arvorismo. Em Foz também tem a Itaipu, maior hidrelétrica do mundo, o Parque das Aves, onde as mais variadas espécies vivem em harmonia em seus habitats naturais, e o Marco das Três Fronteiras, o qual delimita a divida do Brasil com o Paraguai e a Argentina”, conta.
Em Santa Catarina, além de praias paradisíacas, locais badalados na capital Florianópolis, o estado possui uma diversidade geográfica, histórica e cultural muito grande, tornando-se um ótimo destino para viagens. “Não tem como não falar de Floripa. A Ilha da Magia, como é carinhosamente conhecida, oferece diversas opções para toda a família. As belas praias servem também como berço natural para animais marinhos, como as baleias e os golfinhos, e ainda possuem vários esportes radicais e ecoturismo”, explica.
No Rio Grande do Sul as regiões turísticas são divididas em Serra Gaúcha, Grande Porto Alegre, Litoral Norte Gaúcho, Vales, Rota das Terras, Costa Doce, Pampa Gaúcho, Central, Missões, Hidrominerais e Yucumã. “Cada região possui características próprias. O Pampa Gaúcho, por exemplo, está mais voltado para o turismo rural, enquanto a Hidrominerais é conhecida pelas estâncias hidrominerais. Já a região Central e a Rota das Terras são passeios mais culturais e históricos”, aponta.
Para aproveitar cada pedaço do sul do Brasil o ideal é escolher uma região por vez, para aproveitar melhor a viagem. Os pacotes de viagem e as ofertas coletivas possuem diversas opções, com transporte e hospedagem incluso. “No portal iTrip é possível conhecer mais um pouco de cada destino e decidir qual local é o mais interessante”, acrescenta Siviero, que é vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RJ).
Conheça mais destinos no portal iTrip: http://www.itrip.com.br/

Comentários