Governo português entrega homenagem à Fafá de Belém em cerimônia no Rio de Janeiro

A cantora Fafá de Belém receberá no dia 19 de outubro a Medalha de Mérito Turístico em cerimônia oficial no Palácio de São Clemente, no Rio de Janeiro. A condecoração, instituída pelo governo português em 1969, será entregue pelas mãos da Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Cecília Meireles, durante o evento que terá jantar especial e autoridades portuguesas.

A honraria é concedida a pessoas e entidades que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento do turismo nacional. A cerimônia de anúncio dos homenageados ocorreu no Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. No ano passado, Ana Maria Braga foi contemplada com a condecoração portuguesa.

Fafá de Belém é considerada uma das personalidades brasileiras que mais divulga Portugal no Brasil, tendo, por este motivo, sido indicada ao prêmio. “São conhecidas suas manifestações públicas de carinho com Portugal e o povo português e todo esse sentimento é recíproco”, destaca o diretor do Turismo de Portugal no Brasil, Paulo Machado.

Neste ano, Fafá de Belém celebrou 25 anos de trabalho em Portugal, onde sempre está a trabalho ou a passeio. Em 1990, foi feita uma pesquisa no país para que o povo opinasse sobre um nome para gravar um disco de fado e canções portuguesas. O resultado foi o Fafá – Meu Fado. Sua identificação com este grupos de fãs é tão intensa que seu site oficial tem um espaço dedicado a sua agenda em território português. Também este ano, Fafá de Belém comemorou a outorga de sua nacionalidade portuguesa

Comentários