Fundação Biblioteca Nacional empresta raridades para serem expostas na Europália 2011

Considerada a grande festa cultural belga, a Europália 2011 festeja o Brasil

O Brasil será o país homenageado na edição de 2011, principal evento cultural da Bélgica. Ao longo do mês, diversos eventos terão como temática a cultura brasileira, entre elas quatro grandes exposições, que contarão com peças raras da Fundação Biblioteca Nacional.

Hoje, dia 4 de outubro a presidenta Dilma Rousseff abre a Europália e inaugura a exposição Brazil, Brasil, que tem entre suas peças as Têmperas de Carlos Julião, um dos poucos artistas que retratou o cotidiano brasileiro em loco, no século XVIII. Suas aquarelas são destaques da Divisão de Iconografia da FBN. Julião nasceu em Turim, em 1740 e tinha uma carreira militar sólida e de respeito. E durante as suas viagens registrava as imagens, muito provavelmente para presentear os seus superiores. E foi numa dessas excursões que chegou ao Brasil e retratou o vai e vem das nossas ruas e os costumes do povo.

Outra exposição que leva importantes obras da FBN é a Terra Brasilis, que estará a partir do dia 19 de outubro em Bruxelas. Entre as raridades estão 30 desenhos da Coleção Alexandre Rodrigues Ferreira, um viajante financiado pela coroa portuguesa que registrava a fauna e flora brasileira. Em suas expedições, Ferreira levava sempre um desenhista e numa delas registrou as imagens do norte do Brasil. O livro Barléus, de 1647, e as suas 56 gravuras avulsas também estarão na exposição Terra Brasilis. Ela foi escrita por comissão e consta que o próprio Maurício de Nassau teria cedido grande parte da documentação utilizada pelo autor. Nassau teria oferecido várias cópias a autoridades de seu tempo, na Holanda e em outros países. Embora panegírico, é a fonte holandesa principal para o período dos holandeses no Brasil, de 1637 a 1644 – seus mapas têm sido objeto de muitos estudos.

A mostra Copacabana - Panoramas do Rio traz desenhos da Cidade Maravilhosa, imagens da capital do Império que ilustram um Rio de paisagens deslumbrantes. Já partir do dia 7 de outubro é a vez da exposição Gravura Extrema apresentar as pinturas de dois grandes artistas brasileiros, o expressionista Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo aos visitantes do festival.

A Europália é realizada a cada dois anos, tem a sua programação estendida para os países limítrofes na região (França, Alemanha, Países Baixos e Luxemburgo) e espera atrair mais de 2 milhões de visitantes, este ano. A sede do evento será na cidade de Bruxelas e os eventos acontecem até janeiro de 2012.

Serviços
Brazil, Brasil - 4 de outubro de 2011 a 15 de janeiro de 2012
Curadoria de Julio Bandeira – no Bozar, em Bruxelas

Gravura Extrema - 07 de outubro de 2001 a 08 de janeiro de 2012
Curadoria de Sérgio Fingerman – no Centre de la Gravure et de l’Image Imprimée, na cidade de La Louviere

Terra Brasilis - 19 de outubro de 2011 a 12 de fevereiro de 2012
Curadoria de Valéria Piccoli - Centro Cultural ING, em Bruxelas.

Copacabana - Panoramas do Rio - 21 de outubro de 2011 a 15 de janeiro de 2012
Em Ostende

Comentários