Brasil pode se tornar maior destino rural do mundo em cinco anos

Presidente do Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural (Idestur) palestrou durante o congresso da Abav

Na tarde desta sexta-feira (21), Andreia Roque, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural (Idestur) e sócia proprietária da Brasil Rural Operadora de Viagens Especializadas em Experiências Rurais, Equestres e Naturais, palestrou durante do 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, que termina hoje no Riocentro, Rio de Janeiro. O tema foi “Como aproveitar os bons negócios no turismo rural”.

“Estamos em um momento inovador, em que a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) está abrindo as portas para o segmento de turismo rural, novo no mercado”, afirma Andreia, alegando que atualmente o Brasil é o quarto país no ranking do segmento, atrás de Portugal, Espanha e Argentina. “Não há no mundo nenhum grande destino rural, portanto é o momento de conquistarmos essa posição. Somos o maior produtor agrícola mundial e temos muita história e ciclos de cana e frutas para contar. Estamos na frente e podemos nos tornar o maior destino rural mundial em menos de cinco anos”, completa.

A edição 2011 do Panorama Empresarial do Turismo Rural (PETR), idealizado pelo Idestur em parceria com o Sebrae Nacional, lançada ontem, constata um fortalecimento da atividade, mas também a disponibilidade dos novos empresários do turismo rural para abrir novas frentes, apostar em novas redes de distribuição e relacionamentos com o trade turístico nacional, o que certamente frutificará em ações empresariais concretas.

De acordo com o estudo, 30% dos clientes têm origem regional, 26% estadual e 19% vêm de outros estados. Chama a atenção o fato de 25% dos viajantes serem do exterior, que representa grande potencial, porém ainda é pouco explorado. ( Clique Aqui e acesse o Panorama na íntegra)

Rodada de negócios

Uma grande conquista considerada por Andreia foi o resultado da 3ª Rodada de Negócios do Turismo Rural, realizada no último mês no Parque da Água Branca, em São Paulo, pelo Idestur com apoio do Sebrae Nacional e parceria com a Abav/SP e a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

Durante o evento houve acordo comerciais na ordem de R$ 3,6 milhões. “No encontro, foram apresentados produtos preparados para compradores também preparados. As operadoras presentes se mostraram de fato interessadas”, conta Andreia.

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