Um ano de passagens aéreas mais baratas

Há doze meses consecutivos, valores do Yield Tarifa Aérea Doméstico batem recordes históricos de queda

O preço das passagens aéreas vendidas no Brasil de julho de 2010 a junho de 2011 são os mais baixos da série histórica, iniciada em 2002, quando comparados aos mesmos meses dos anos anteriores. As informações são do relatório de Yield Tarifa Aérea Doméstico, publicado pela ANAC, e que pode ser encontrado no site da Agência, no endereço: http://www2.anac.gov.br/estatistica/tarifasaereas/.

Em junho de 2011, o Yield Tarifa Aérea Doméstico – valor médio que o passageiro paga para voar 1 km em território nacional – atingiu cerca de R$ 0,34, redução aproximada de 14,56% em relação ao mesmo mês do ano passado. Quando comparado com o valor aferido em julho de 2002, observa-se uma expressiva redução de 47%.

A Tarifa Aérea Média – valor médio pago pelo passageiro por uma viagem aérea em território brasileiro – foi de R$ 271,37 em junho de 2011. Apesar de apresentar um pequeno aumento de 1,97% em relação a junho de 2010, em relação a junho de 2002, o valor da tarifa aérea média caiu 33,40%.

Metodologia

Os valores são calculados com base nos dados das tarifas comercializadas pelas empresas aéreas, mensalmente registradas na ANAC, e atualizados pelo IPCA. São considerados os dados dos bilhetes de passagem do transporte aéreo doméstico regular de passageiros, comercializados junto ao público em geral, independentemente de escalas ou conexões; e desconsiderados os bilhetes oferecidos gratuitamente, decorrentes de programas de fidelização (milhas), vinculados a pacotes turísticos ou a tarifas corporativas, tarifas diferenciadas oferecidas a empregados e tarifas diferenciadas de crianças.

Comentários