8º FESTIVAL GASTRONÔMICO DA PIPA AINDA NÃO TEM DATA DEFINIDA

Desde 2004 o Festival Gastronômico da Pipa, que acontece todo mês de outubro, mobilizando centenas de pessoas, que trabalham para a realização deste evento.
Coordenado por Cláudio F. S. Freitas, o Festival Gastronômico da Pipa é um projeto de sucesso, que envolve toda a comunidade e o trade turístico, promovendo e divulgando o destino turístico Pipa, o Rio Grande do Norte e o Nordeste do Brasil.
Esse evento vem, ao longo dos anos, se consolidando e passando a fazer parte dos calendários da EMBRATUR, EMPROTUR-RN e do município de Tibau do Sul. Marcando, pontuando e afirmando o destino como um PÓLO GASTRONÔMICO de excelência.
Em busca de suporte financeiro para a realização do FGP, no ano de 2010, em parceria com a EDUCAPIPA (entidade que desde o primeiro FGP participa e apóia este projeto) respondemos a um edital do Ministério do Turismo, Chamada de Projetos Geradores de Fluxo Turístico.
Fomos, entre milhares de propostas, uns dos 33 projetos selecionados, motivo de grande regozijo de todos nós que batalhamos por este evento. Atendemos a toda burocracia imposta, provemos o SICONV – Sistema Nacional de Convênios com nada menos do que uma centena de documentos, entre declarações, orçamentos, certidões etc.
Desafortunadamente o Governo Municipal, não prestou o apoio tão necessário. O Governo Estadual, não reeleito, se esquivou e não concluiu o Convenio da EDUCAPIPA com a EMPROTUR, convênio este acordado e assinado. Por último, o convênio 749548/2010 entre o Ministério do Turismo e a Associação Educacional Comunitária de Tibau do Sul (EDUCAPIPA) fruto da chamada de projetos da qual falamos anteriormente e fomos selecionados, assinado em 16 de outubro de 2010, “ainda não foi repassado”.
Inúmeros foram os contatos feitos junto à EMPROTUR e ao Ministério do Turismo, buscando aos motivos pelos quais estes repasses não estarem sendo realizados. Todos infrutíferos.
Continuamos aguardando a finalização deste processo com o Ministério do Turismo, para saldarmos dividas contraídas com nossos parceiros e prestadores de serviços para o evento de 2010.
Enquanto não quitarmos com nossos parceiros, não poderemos contratar novamente a prestação dos seus serviços para que possamos realizar o 8° Festival Gastronômico da Pipa.
Pelo exposto acima é que viemos a público justificar o porquê do 8° Festival Gastronômico da Pipa, ficar ADIADO para data não definida.
Pedimos a compreensão de todos, no sentido de aguardarem conosco o desenrolar dos fatos e a remarcação de data para o próximo evento.
COMUNICADO POR CLÁUDIO FREITAS

Comentários