Expoflora começa na próxima quinta-feira





Evento chega à sua 30ª edição, comemorando o Ano da Holanda no Brasil. Em 2011, os produtores de flores e plantas ornamentais estão apostando nas cores fortes e vibrantes variantes do vermelho. A mostra de paisagismo e jardinagem traz a árvore como tema. O evento é realizado de 1 a 25 de setembro de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h e no feriado de 7 de setembro, em Holambra, interior de São Paulo



Começa na próxima quinta-feira, dia 1° de setembro, em Holambra (140 km de São Paulo) a 30ª edição da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. O evento, que segue até o dia 25, espera a visita de aproximadamente 300 mil pessoas de praticamente todos os estados do Brasil. O evento é realizado de 1 a 25 de setembro de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h e no feriado de 7 de setembro, em Holambra, interior de São Paulo.

O carro-chefe da Expoflora é a exposição de arranjos florais que em 2011 terá como tema o Ano da Holanda no Brasil. Organizada pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, a exposição é uma grande vitrine para as novidades do setor, pois permite que as novas variedades de flores e plantas ornamentais sejam testadas quanto ao gosto do público e preferência do consumidor antes que os produtores invistam na produção em larga escala para o abastecimento do mercado. A exposição também homenageia os 30 anos da Expoflora

Com o tema “Árvores: conhecer, plantar e preservar”, a mostra de paisagismo Minha Casa Meu Jardim, uma das atrações da Expoflora, chega à sua sétima edição com a proposta, esse ano, de informar sobre o plantio, o uso e a manutenção das espécies utilizadas em áreas residenciais, empresariais e públicas, nos grandes e pequenos espaços, inclusive quando plantadas em calçadas e vasos.

Destaque para a possibilidade de replantio de grandes árvores, como Oliveiras, Jabuticabeiras e Ipês, para os trabalhos de compostagem, que permitem o plantio de plantas e flores com adubo reciclado dos resíduos gerados pelo próprio jardim e das estrelas da jardinagem dessa edição, como a Rosa do Deserto e os charmosos canteiros de trevos de quatro folhas.

Todos os ambientes focaram a sustentabilidade, trazendo curiosidades, como lustres feitos com coadores de papel, pallets aproveitados para interessantes peças do mobiliário, reaproveitamento de garrafas para a criação de elementos decorativos e escolha de diversos materiais que não agridem a natureza.
Destaque para a participação especial uma das maiores autoridades em identificação e cultivo de plantas do Brasil, Harri Lorenzi, do Instituto Plantarum de Estudos da Flora, autor de diversos livros sobre plantas e árvores brasileiras e exóticas.

São 22 ambientes projetados por 42 profissionais, entre paisagistas, arquitetos, decoradores e designers de exteriores, de São Paulo, Campinas, Holambra, Vinhedo, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Nova Odessa e Santana do Paranaíba. Cerca de 150 empresas participam diretamente da Mostra, que gerou aproximadamente 250 vagas de trabalho na montagem, desmontagem e na realização do evento.

A orientação da organização foi para que os profissionais projetassem os ambientes de forma a incentivar o convívio familiar e social e a valorizar pelo menos uma espécie de árvore. A Mostra Minha Casa Meu Jardim é organizada pelo casal Ana Rita Gimenes e Ralph Dekker, da Floral Design Brasil, centro de formação internacional para floristas, localizada em Holambra.

Comentários