DESABAFO DA TURISMÓLOGA, EMPRESÁRIA DE TURISMO DO RN, CLEIDE BATISTA

Eu me encontrei com a Governadora Rosalba no aeroporto Augusto Severo no dia 08 de Junho quando eu ia para São Paulo. Fui apresentada a ela, conversamos por mais de 30 minutos (e que bom que foi sem os entraves da burocracia para se conceder uma audiência..rs), tiramos foto e a mesma me deu os parabéns pelos dromedários elogiando meu trabalho, o prêmio MG recebido e a participação no Trade, na BNTM, bem como a nossa atividade, considerando-a como um ícone no RN e no Brasil. Eu, CLARO, aproveitei a oportunidade pra dizer a ela, que tudo isso era maravilhoso, gratificante, porém triste, pois enquanto meu passeio atinge a mídia internacional e eleva o Estado no Cenário Turístico Sustentável, o destino está desvitalizado! O Prefeito Klaus está lá, cheio de pepinos a resolver, um deles é revitalizar o Turismo de JENIPABU e demais destinações turísticas de Extremoz. E fiz para ela um breve resumo da situação de Redinha Nova, Santa Rita e PRINCIPALMENTE Jenipabu no tocante ao Turismo e Ela disse não saber de nada e que iria procurá-lo e convidá-lo para ir até o gabinete dela, pois pretende ajudá-lo. Não sei se já o convidou. E por falar em revitalizar, a estrada que vai de Jenipabu para a BR 101, passando por GRUTAS, BOCA DA ILHA E PEDRINHAS, está lotada de buracos, verdadeiras crateras, uma atrás da outra e outro dia houve um acidente em virtude disso. O TAPA BURACO que a prefeitura fez no ano passado, arrebentou com as chuvas e está duas vezes pior. POR FAVOR, CLAMO POR UMA PROVIDÊNCIA URGENTE PARA AQUELE TRECHO, POIS É UM CORREDOR TURÍSTICO DE ACESSO PARA AS DEMAIS PRAIAS, ALÈM DE SER UMA VIA ONDE OS MORADORES DALI TRAFEGAM EM SUAS BICICLETAS E MOTOS TODOS OS DIAS. Eu particularmente TÔ CANSANDO DE TUDO, de reclamar, denunciar, de pedir ajuda e de participar: Saí de todos os órgãos que eu tinha assento, o último será amanhã o SIND DOS HOTÉIS, pedi exoneração do cargo. Cansei de trabalhar duro, me dedicando a essas entidades sem fins lucrativos pelo amor a causa e quando pedi ajuda nesses 13 anos para EXTREMOZ, ESPECIALMENTE PARA JENIPABU, NUNCA fui atendida, só a mídia me deu ouvidos, através dos jornalistas que sempre registraram todos os meus reclames. Obrigado! Todos sabem que a minha bandeira não é a POLÍTICA PARTIDÁRIA, EU NUNCA VOTEI E nem votarei em Extremoz, pois não moro lá, trabalho apenas. O meu Partido continua sendo o PT marrom PT – PARTIDO DO TURISMO, não me importa qual o gestor que ganhou, qual o que vai ganhar e nem o partido deles. Me preocupo com a ATIVIDADE TURÍSTICA, sou Turismóloga, Educadora e Empresária, tentando desenvolver um trabalho sustentável, já reconhecido! E percebi ao longo desse tempo que todos para venderem os serviços de suas empresas “usam” nossas imagens e potencialidades, desta forma penso que OS ATRATIVOS DE JENIPABU e TODA ESTA DESTINAÇÃO TURÍSTICA DE EXTREMOZ, COMO DO RESTO DO LITORAL NORTE E SUL, SÃO DO INTERESSE DE TODO O TRADE, mas parece que ninguém está preocupado com isso e nem pensando assim, pois não zelam, não nos ajudam e nem lutam por eles. Eu participei da última reunião do Pólo Costas das Dunas, e lá como Conselheira, representando as empresas, juntamente com a representante do CCPG – Conselho Com. da Praia de Genipabu – lá solicitamos a pauta 2 meses antes, sobre o andamento do Projeto de Urbanização, travado há mais de 3 anos. Fomos atendidas nesta tarde, e foi dado ao Secretário de Meio Ambiente Fábio Góes 5 minutos APENAS para apresentar o referido Projeto e a mim enquanto representante da comunidade, foi dado mais 5 minutos... ME SENTI MUITO OFENDIDA, acredito que os gestores também. Imagine você sair de Extremoz para a Via Costeira pra falar de uma polêmica dessas em APENAS 5 minutos, FOI UM ABSURDO!! OS ENTRAVES DE JENIPABU NAQUELE PROJETO ALI EXPOSTO DE FORMA RÁPIDA, E AS DEMAIS QUESTÕES, mereceriam uma tarde de discussões E COM encaminhamentos CONCRETOS de tarefas ao sair dali em prol desta causa. Fiquei tão indignada, vendo o DESCASO, que nada mais tinha a fazer ali e nem a dizer em 5 minutos, então me levantei, pedi licença a mesa e me retirei do Fórum. FOI UMA FORMA DE PROTESTO, este percebido por todos os presentes. A Procuradora do Estado e outras autoridades presentes, me mandaram e-mails no dia seguinte solidárias a meu protesto. DE NADA ADIANTOU, MAS CONFORTOU UM POUCO, EU NÃO ESTAVA ERRADA. Então, por essas e outras foi que EU resolvi que: “FUI ALI E NÃO VOLTO TÂO CEDO”.. Vou estudar, concluir meu Mestrado e o Doutorado em Turismo, Vender passeio de dromedário, viver, cuidar da minha saúde, da minha família e trabalhar para abrir uma FILIAL NO CEARÁ. O RN não dar o valor devido a nossa QUERIDA JENIPABU, A GALINHA DOS OVOS DE OURO DO ESTADO, nem a uma atividade EXCLUSIVIDADE DA AMÉRICA LATINA: PASSEIO DE DROMEDÁRIO E NEM TÃO POUCO AS DUNAS MARAVILHOSAS, QUE SÓ ELAS TÊM UM PASSEIO COM A CATEGORIA ORGANIZADA: O DE BUGGY. A DECEPEÇÃO E O CANSAÇO SÃO MEUS COMPANHEIROS HOJE. O TURISMO AQUI NÃO É LEVADO A SÉRIO PELA MAIORIA DOS GESTORES E QUANDO TEM UM OU OUTRO GESTOR COM BOA VONTADE DE TRABALHAR, NÃO TEM VERBA, APOIO E NEM AUTONOMIA. EU JAMAIS ACEITARIA UM CARGO NUMA PASTA DESSAS SEM TER COMO DESENVOLVER UM PLANEJAMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL E NÂO PODER EXECUTÁ - LO.
E POR FIM SÒ NOS RESTA VER NA NOSSA TV OS ESTADOS CONCORRENTES DO NE: O CEARÁ, A BAHIA E PERNAMBUCO AQUI DENTRO, FAZENDO SEUS COMERCIAIS NACIONAIS DOS SEUS DESTINOS E A GENTE FICANDO A CADA DIA PARA TRÁS, É REALMENTE UMA VERGONHA!! SEM FALAR OS DEMAIS CONFLITOS DOS OUTROS SEGMENTOS (SAÚDE, EDUCAÇÃO, INFRAESTRUTURA... POR ÁI VAI). VAMOS ORAR! E A LUTA CONTINUA, AS VEZES É PRECISO RECUAR PRA VOLTAR MAIS FORTE!

Abraços! Obrigado pela sua valiosa atenção quanto ao exposto.

Atenciosamente,

Cleide B. G. Garcia
Sócia - gerente da Empresa Dromedunas Turismo
Turismóloga - Pós-graduada em Pedagogia Empresarial Estratégica
Telefones: 84 - 3225.2324 - 84. 8871.0120
Site: www.dromedunas.com.br
E-mail - dromedunas@digi.com.br - gomescleide@hotmail.com
Endereço para Correspondência: Agência Central, Caixa Postal 30 - Bairro Ribeira - CEP 59.010 - 970 / Natal-RN
"Nada Contra o Saara, mas o nosso deserto é bem melhor, é Sustentável.": Passeio de Dromedário nas Dunas de Jenipabu.

Comentários

Many Pereira disse…
Esse problema é geral. Infelizmente para nós que nos formamos em Turismo, o poder público não atinou ainda para as grandes possibilidades de desenvolvimento através do setor.

Moro aqui no RJ e fico estarrecida também com a inércia dos políticos.


Many Pereira.