Curitiba conhece 554 oportunidades para Copa


Evento na capital do Paraná apresenta principais possibilidades de negócios a serem geradas por mundial de futebol

A capital do Paraná é a sétima cidade a receber o Encontro Sebrae de Negócios – Oportunidades para 2014. Na manhã desta terça-feira (9), os participantes do evento conheceram o Mapa de Oportunidades para as micro e pequenas empresas nas cidades-sede. O levantamento mostra 554 oportunidades para antes, durante e após os jogos.
Mais de mil pessoas participam do encontro. Nesta tarde, painéis setoriais serão apresentados. Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, José Claudio dos Santos, em eventos grandiosos como a Copa do Mundo, os negócios ocorrem naturalmente, porém, quando há planejamento, os resultados são bem melhores. “Mais do que disseminar oportunidades, pretendemos preparar os empreendedores para eventos como este e tantos outros que virão, já que 99% das empresas brasileiras são micro e pequenas”, afirmou o diretor.
Segundo o estudo, os setores potenciais para Curitiba são Construção Civil (108), Produção Associada ao Turismo (90), Tecnologia da Informação (81), Comércio Varejista (80), Agronegócio (78), Turismo (70) e Vestuário (47). “O Sebrae coloca à disposição a melhor infra-estrutura para atuação neste momento, ajudando na gestão dos negócios, tornando as empresas competitivas e preparadas para o que está por vir”, comentou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Paraná, Darci Viana.
O secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh, explicou que o governo estadual tem visto a Copa como plano de estado. “Nossa estratégia é aproveitar o momento para melhorar, inclusive, as necessidades básicas do cidadão”, disse.
Integração
O Mapa de Oportunidades foi elaborado nacionalmente com mais de 900 oportunidades identificadas em oito setores nas 12 cidades-sede dos jogos. Além de Curitiba, já receberam o encontro do Sebrae Natal, Cuiabá, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Brasília.
O Paraná conta com mais de 450 mil micro e pequenas empresas, além dos empreendedores individuais. Para o superintendente do Sebrae no Paraná, Alan Costa, há articulação e integração entre governo federal, estadual, municipal e entes privados. “Estamos todos trabalhando em conjunto pelo bem comum de nosso estado”, disse Costa.
Os participantes do Encontro Sebrae de Negócios – Oportunidades para 2014 tiveram a chance de assistir a uma palestra de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, vencedor do pentacampeonato, em 2002. De acordo com ele, os empreendedores devem buscar alternativas se o negócio não está dando certo, definir funções claras, estudar o concorrente e reposicionar os funcionários.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243.7852 / 3243.7851 / 9977.9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br

Comentários