Porto Alegre recebe a primeira Feira BITS da América Latina

Sebrae/RS estará presente com uma ilha coletiva no principal evento de indústria de TIC no mercado mundial

A primeira edição da BITS Business IT na América Latina acontece em Porto Alegre entre os dias 10 e 12 de maio, no Centro de Eventos da Fiergs. Principal feira de indústria de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no mundo, o evento – promovido pela CeBIT – proporciona três dias de oportunidades, possibilidades de negócios e conhecimento, com entrada franca. A BITS conta com expositores nacionais e internacionais que apresentam produtos e serviços para um público business to business. Pretende incentivar a total imersão em digital business e oferece oportunidades de firmar parcerias, ampliar o network, selecionar representantes e distribuidores e desenvolver canais.

O Sebrae/RS está presente com uma ilha coletiva de 96 m2 , que abriga 10 micro e pequenas empresas expositoras. Espera-se possibilitar às MPEs oportunidade de ampliação de mercados, oportunidade de atualização tecnológica, conhecimento de novos processos e tecnologias e acesso a novos fornecedores de tecnologias.
“Temos boas expectativas. Hoje praticamente não se tem mais feiras de TI, elas são todas setoriais; então esperamos um grande número de visitantes. Acho que o mais interessante é que a feira oportuniza às empresas gerar bons negócios e, mais importante, efetivar parcerias com outros empresas”, destaca a coordenadora estadual da Indústria do Sebrae/RS, Débora Chagas.

Além dos estandes principais, o evento ainda apresenta uma programação paralela criada especificamente para os mercados de TIC brasileiro e latino-americano, que conta com conferências sobre finanças, governo, indústria, varejo e telecomunicações. Cristiano Felippetti é um dos palestrantes das atividades paralelas. O empresário, que viajou à CeBIT/Hannover em 2008 com o apoio do Sebrae/RS, abre o Seminário Inovação em TI com a apresentação do Sistema Integrado de Gestão da Prevenção de Incêndio (às 9h, dia 10 de maio). Desenvolvido pela W3!Informática, o Sigpi é um software que agrega múltiplas tecnologias para auxiliar o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. A empresa pretende transformar a ferramenta (criado em Caxias do Sul e atualmente operando em todo o Estado) em referência no processo de desburocratização dos programas federais, estaduais e municipais na área da construção civil.

Em setembro, Cristiano – que é diretor executivo da W3! - parte para a Alemanha, Áustria e Holanda, para apresentações em feira de Segurança Pública e a Corpo de Bombeiros. “Minha expectativa (e meu desejo!) é que a BITS seja um marco histórico da TIC aqui no Rio Grande do Sul para toda a América Latina, da mesma forma que a minha participação na CeBIT/Hannover representou na minha trajetória profissional e da W3!”, conta Cristiano. Ele acrescenta que “são oportunidades como esta que contribuem significativamente para impulsionar o espírito empreendedor que está no DNA das nossas empresas e instituições gaúchas”. A estimativa é reunir dez empresas europeias e 40 nacionais durante os três dias de feira na Fiergs.

Dados da Associação Brasileira de Empresa e Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) apontam que o Brasil tem o oitavo maior mercado interno de Tecnologia da Informação do mundo e, somado a comunicações, representa 8,3% do Produto Interno Bruto nacional, com faturamento de US$ 140 bilhões em 2009.


MPEs apoiadas pelo Sebrae/RS
Integrasul (Caxias do Sul), Organisys (Bento Gonçalves), Espocomp (Santa Maria), Maguis (São Leopoldo), KSC Soluções (Novo Hamburgo), Neteye (São Leopoldo), Projetec (Novo Hamburgo), Dualcon Conectividade (Novo Hamburgo), F1 Soluções (São Leopoldo), E - Projeti Tecnologia (São Leopoldo).



Público-alvo da feira
- CIOs, gerentes, coordenadores de projetos, técnicos, empreendedores e outros tantos envolvidos em digital business, além de representantes de órgãos governamentais.
- Formadores de opinião e autoridades do setor também estarão presentes para debater os temas de maior relevância a serem apresentados.

Comentários