No próximo dia 31 de maio, a BRAZTOA elege uma nova diretoria para o Biênio 2011/13

. José Eduardo Barbosa, que deixa a presidência da entidade depois de duas gestões (2007/2009 – 2009/2011), faz um balanço destes quatro anos.


1. Qual o legado da sua gestão na BRAZTOA?
Quando assumi a entidade, o setor de turismo já vivia um momento bom, de crescimento econômico do país. Mas havia incertezas quanto à distribuição dos produtos de nossos associados. Novas tecnologias, modelos de negócio em transformação eram os desafios que tínhamos que enfrentar.
Os nossos Encontros Comerciais são exemplos de como vimos buscando, a toda edição, antecipar os debates, olhar com clareza para os problemas que se colocam. Três anos atrás, estávamos discutindo como as transformações tecnológicas impactavam nosso negócio, nossa relação com os agentes, as companhias aéreas. Por diversas vezes ao longo destes anos discutimos com o mercado questões importantes como o comissionamento, o seguro de responsabilidade civil, o modelo de gestão e questões tributárias do setor. Nesta última edição do ECB, em março, acho que chegamos a uma equação que dá ao operador e ao agente de viagem uma relação mais satisfatória no modelo de comercialização. Os associados BRAZTOA têm, hoje, a meu ver, um papel mais importante na organização do produto turístico.

2. A BRAZTOA, quando o senhor assumiu, tinha 67 associados; hoje são 84. Quem representa hoje a entidade?
Temos interesse que todas as operadoras que acreditam na BRAZTOA, em sua responsabilidade nos negócios, no comportamento ético e na preocupação de sustentabilidade, façam parte da entidade. Nestes quatro anos a BRAZTOA se tornou mais representativamente nacional, com associados oriundos de outros mercados, além de São Paulo. Também buscamos dar aos associados representantes e colaboradores um papel maior, para que pudessem trabalhar mais pela entidade. E modernizamos o estatuto, onde desburocratizamos diversos processos e criamos uma nova categoria de associados, o institucional. Fazemos isso para tornar a BRAZTOA cada vez mais uma entidade representativa do setor turístico.

3. Que projetos a entidade desenvolveu neste período e quais têm hoje?
A BRAZTOA participa ativamente das políticas de desenvolvimento do setor turístico e deu continuidade, durante minha gestão, a diversos projetos em parceria com o Ministério do Turismo, Embratur, SEBRAE, secretarias de turismo e entidades do setor. Os objetivos são variados: informar e qualificar profissionais do setor, realizar pesquisas e estudos, apoiar na promoção e comercialização, entre outros. Entre os programas estão o de Benchmarking em Turismo, que levou fornecedores e operadores para conhecer boas práticas em destinos-referência no Brasil e no mundo; a Caravana Brasil Nacional, que proporcionou a operadores, agentes e jornalistas descobrir novos roteiros; o Caravana Brasil Internacional, que levou operadores estrangeiros para conhecer os principais destinos brasileiros; o Viaja Mais Melhor Idade, que em quatro anos vendeu quase 600 mil pacotes para este público; e o Vai Brasil, uma ferramenta eletrônica inovadora que possibilita ofertar pacotes dinâmicos.
Em dezembro do ano passado teve início o Bem Receber Copa, programa que está sendo desenvolvido pelo Mtur, em parceria com importantes entidades de turismo, em diferentes áreas, buscando preparar profissionais do setor para melhor desempenhar suas funções com vistas à Copa do Mundo de Futebol, em 2014, no Brasil. A parceria com a BRAZTOA, entre outras coisas, visa atender mais de 4.800 agentes de turismo e estudantes até 2012, em cursos presenciais e a distância, nas cidades-sede da Copa do Mundo.
Lembro também que desde o final de 2007, a BRAZTOA, em parceria com a Secretaria de Turismo de Minas Gerais, o Instituto Estrada Real e o Sebrae-MG, apóia o desenvolvimento, a promoção e a comercialização de pacotes diferenciados pelos municípios e destinos turísticos da Estrada Real. O projeto Minas de Ouro é hoje ofertado por diversas operadoras. Outra parceria é o Espírito Santo - É o seu roteiro! , esta com a Adetur Metropolitana e a Secretaria de Turismo do ES, que tem o objetivo de estimular as operadoras da entidade a ampliar a comercialização de produtos do estado. Na mesma linha do Minas de Ouro, o programa prevê fam tours para o Espírito Santo e também a capacitação de fornecedores locais e agentes de viagem. Também está em curso o Costa dos Corais, projeto que visa disponibilizar os destinos do Litoral Norte de Alagoas de forma consistente, em novos formatos de pacotes. A parceria é com a Associação do Comércio Turístico de Japaratinga e Maragogi (AHMAJ). São 16 as operadoras participantes.
Este ano foi assinada outra parceria, esta com a Adetur Amazônia, com o mesmo propósito, de disponibilizar no mercado os destinos da região Norte de forma consistente, em novos formatos de pacotes. O pool de operadoras está em formação.

Sua gestão entregará também dois outros projetos: um de sustentabilidade e um Anuário. Pode explicá-los?
O PROGRAMA BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE tem origem em uma série de ações que a entidade vem desenvolvendo já há alguns anos: o Fórum de Sustentabilidade, a parceria com a Travelport, em seu terceiro ano no ECB, que segue viabilizando a compensação das emissões de gás carbônico, a obtenção do Selo Prata Sustentax, dentro da avaliação dos requisitos analisados no Encontro Comercial de 2008, parceria Phillips com a distribuição de cartilhas contendo ideias sustentáveis, a entrada solidária, o reaproveitamento de resíduos, um evento tecnológico sem distribuição de materiais impressos, a contratação de estagiários de turismo e posterior recolocação junto aos associados etc.
O PROGRAMA instituído agora tem como objetivo principal levar conhecimento e incentivar as operadoras de turismo BRAZTOA e seus principais interlocutores a trabalharem de forma mais sustentável com menores riscos econômicos, sociais e ambientais.
Já o Anuário BRAZTOA é o resultado do DATATUR, uma ampla pesquisa que está sendo realizada desde o ano passado com nossos associados para suprir uma lacuna do setor: mensurar a representatividade dos nossos associados no que diz respeito à sua importância econômica (venda de pacotes, geração de empregos etc). A partir de agora faremos pesquisas permanentemente com todas as empresas para que possamos entender melhor nosso setor e assim aprimorar as políticas da entidade para todos os associados.

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), fundada em 1989, é a mais importante e representativa entidade do setor no país, com abrangência nacional. Reúne atualmente 84 associados, responsáveis por mais de sete mil empregos diretos, 85% dos pacotes turísticos comercializados e 18% dos bilhetes de lazer emitidos no país. Seus associados representam, com exclusividade, mais de 200 produtos, entre companhias marítimas, locadoras de veículos, companhias aéreas, cartões de assistência internacional, organismos de turismo, operadoras internacionais, parques de diversões etc. Em 2010, os associados BRAZTOA faturaram R$ 6.8 bilhões. A previsão de crescimento para este ano é de 10%, chegando a R$ 7.5 bi.

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