ESFORÇO CONJUGADO PARA ATRAIR TURISTAS ESTRANGEIROS

A união de esforços entre as iniciativas púbica e privada foi o tema principal do encontro promovido no , dia 15 no Rio de Janeiro (RJ), pelo Rio Convention & Visitors, com a participação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e de entidades representativas do turismo fluminense.

No primeiro momento, os dirigentes das entidades puderam compartilhar suas experiências, dando um panorama geral sobre a situação dos setores que representam. Em seguida, o presidente da Embratur, Mário Moysés, falou sobre as ações mais recentes do Instituto para promover o Brasil no exterior, as novas estratégias e os avanços obtidos nos últimos tempos. Também participaram o presidente da Riotur, Antônio Pedro de Mello, e o presidente da Turisrio, Ronald Ázaro.

Durante sua explanação, Moysés falou sobre a nova posição que o país ocupa no cenário mundial. “Este é o momento do Rio de Janeiro e do Brasil”, acredita o dirigente. “A união de esforços entre os entes públicos e privados será decisiva para que obtenhamos resultados positivos e para que toda essa transformação seja sustentável”.

Ele também adiantou aos dirigentes o interesse da Embratur em estar mais próxima aos destinos, promovendo encontros constantes para alinhamento das estratégias de divulgação, com o objetivo de obter melhor resultado na promoção do Brasil no exterior. Entre as novidades, Moysés apresentou a possibilidade da criação de um “EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) de oportunidades”, que poderá realizar uma ofensiva de promoção em determinado mercado conforme a necessidade e potencialidade daquele país.

Em relação às oportunidades de mercado, o presidente da Embratur falou sobre o aumento do número de turistas vindos da América do Sul e dos Estados Unidos, dado que, segundo ele, reflete o reforço de divulgação do Brasil nos países vizinhos nos últimos dois anos. “Devemos ficar atentos para estes países, reforçar e alinhar nossas estratégias para atrair mais turistas desses mercados.” Pela Embratur, também participaram do encontro os diretores de Mercados Internacionais, Marcelo Pedroso, e o de Produtos e Destinos, Marco Antonio Lomanto.

Comentários