Brasileiros já são segundo maior grupo de turistas para Punta

Destino se torna "febre" no país por facilidade de acesso e atrações exclusivas

O número de turistas do Brasil viajando para o exterior cresceu 30% no verão de 2011, mas os argentinos continuam sendo o principal grupo de visitantes segundo a Secretaria de Turismo de Maldonado (baía que engloba as praias de Punta). Em janeiro deste ano houve um aumento de 40% no número de visitantes nacionais e internacionais referente ao mesmo mês de 2010, que totalizou 413,7 mil pessoas, já o número de brasileiros aumentou 30% (50,5 mil), posicionando-se como segundo principal grupo de visitantes do balneário. Em 45 minutos a Pluna une Buenos Aires a Punta del Este, com um voo diário durante todo o ano e a alta temporada opera até 10 voos diários.

Pluna Linhas Aéreas Uruguaias pelo terceiro ano consecutivo melhorou seus resultados em comparação à alta temporada do ano anterior, com um número total de 356 mil passageiros transportados entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011, resultado 33% maior que o mesmo período de 2009. O aumento de transporte de turistas brasileiros teria colaborado com os bons resultados da companhia: na alta temporada de 2010, os passageiros que tinham como origem o Brasil dobraram em relação ao ano anterior, contabilizando 33 mil passageiros. Esse dado coincide com dados do Ministério do Turismo uruguaio, que registrou em 2010 um forte aumento (43%) dos turistas brasileiros no País.

“Nos últimos três anos, iniciamos o plano de transformar a capital uruguaia de Montevidéu em hub regional com a concentração e a distribuição de voos às principais cidades da região. Até 2007, transportávamos 300 mil passageiros na região por ano, número que alcança hoje mais de 900 mil passageiros. Já os destinos saltaram de 5 para 13 cidades”, afirma o CEO da Pluna, Matias Campiani. Segundo dados do Ministério do Turismo do Brasil, em 2011 viajaram pela primeira vez de avião mais de 11 milhões de brasileiros. Este número comprova o crescimento da classe média e do desenvolvimento econômico do país vizinho, além de grande oportunidade para a Pluna.

A movimentação nos aeroportos brasileiros foi de 6,7 milhões de passageiros em voos nacionais regulares e não regulares (no mesmo mês do ano passado foram 5,7 milhões) e de 869 mil de pessoas (residentes e não residentes no Brasil) vindas do exterior. Em 2010, foram 758 mil passageiros desembarcados, segundo dados apurados pela Infraero. A renda gerada por turistas transportados pela Pluna para o Uruguai, durante a alta temporada, chegou a aproximadamente US$ 80 milhões. Estes dados provêm de informação oficial do Ministério do Turismo e do Desporto, considerando o montante dos gastos realizados pelos turistas por país de origem.

A beleza natural e infra-estrutura de Punta Del Este (Uruguai),é considerada a cidade com os melhores resorts, em razão de sua beleza e da comodidade todos os anos turistas de todo o mundo vão para a cidade em busca de uma combinação rara: areia, sol, o melhor pôr do sol, alto desenvolvimento social e cultural, e durante a alta temporada, torna-se muito intensa, com diversas opções de entretenimento e eventos de primeira classe. Além de que, em Buenos Aires, apesar de ser um destino internacional, não é necessário visto e a cidade é conhecida como um ótimo local para compras, com hospedagem barata em hotéis de até cinco estrelas.

Pluna no Brasil
Atualmente dos 13 destinos oferecidos pela companhia, seis estão relacionados ao Brasil, e 44% do total de pessoas que viajam pela Pluna têm o País como destino ou partida. Em 2010, o Brasil é a principal aposta da Pluna, que pretende crescer 50% no mercado nacional – quantidade de pessoas que têm o Brasil como destino ou ponto de partida.

Sobre a PLUNA
A Pluna (www.flypluna.com) possui uma frota composta por dez aeronaves Bombardier CRJ 900 Nextgen renovada a partir de março de 2008. Atualmente liga as cidades de Montevidéu e Punta del Este a Buenos Aires, Córdoba, Santiago, Paraguai e aos destinos brasileiros. Em julho de 2008, a empresa obteve a certificação IOSA de segurança operacional e, nos últimos três anos, passou a transportar de 300 mil passageiros na região para 700 mil, além de dobrar o número de cidades de conexão.

Comentários