ABIH e Sebrae lançam programa que investe na qualificação de pequenos meios de hospedagem nesta terça-feira

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da ABIH-RN, lançam o Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem para o Rio Grande do Norte nesta terça-feira (29), às 14h30, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra.

Com investimentos na ordem de R$ 3,3 milhões, o SEBRAE Nacional e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH Nacional estão apostando na qualificação dos Pequenos Meios de Hospedagem de olho na qualidade dos serviços que serão oferecidos aos turistas que visitarão o país – antes e depois - da Copa do Mundo de 2014. O programa pretende atuar nas 12 cidades-sede da copa e em outros 20 destinos indutores, que receberão hóspedes em função do maior evento esportivo do planeta.

O programa de Qualificação dos Pequenos Meios de Hospedagem foi desenvolvido em função dos grandes desafios que a indústria do turismo, especialmente a hotelaria, terá diante de um turismo cada vez mais competitivo, e tem como objetivos principais mobilizar e articular empresários, empreendedores, dirigentes do segmento dos meios de hospedagem para a necessidade de se promover um forte movimento de modernização empresarial, visando à melhoria da qualidade e do aumento da produtividade setorial.

Segundo as estimativas do Ministério do Turismo, o Brasil receberá cerca de 500 mil turistas estrangeiros para o Mundial de 2014. Em vista disso, uma das prioridades do Sebrae e da ABIH é a capacitação profissional, visando à eficiência da gestão e ao posicionamento competitivo do setor durante e depois da Copa do Mundo.

No programa, gestores, coordenadores e colaboradores de empresas hoteleiras serão capacitados em marketing, competitividade, sustentabilidade e temas ligados à inovação da gestão. A iniciativa visa fornecer aos pequenos meios de hospedagem diversos mecanismos para o desenvolvimento do turismo competitivo e sustentável e promover a utilização de ferramentas de gestão a partir das 32 oficinas que serão realizadas.

As metas principais do programa são melhorar a qualidade da gestão e da competitividade no setor, oferecendo novas ferramentas de comercialização aos “Pequenos Meios de Hospedagem” como uma central de negócios e incentivos, previstos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas; promoção de treinamentos especializados, melhorando qualitativamente a oferta de serviços, além de mostrar as vantagens da formalização das empresas atuantes no mercado informal.

Entre os temas de capacitação mais atraentes, apontados pelas mais de dez mil pessoas que visitaram o blog do projeto Pequenos & Notáveis (http://www.abihbrasil.blogspot.com/), ocupam o primeiro lugar as estratégias de atração e de atendimento aos turistas, seguidas pelo atendimento ao turista em meios de hospedagem. Procedimentos para obtenção de linhas de crédito para o turismo, estratégias de comunicação e relacionamento com o turista e gestão de hotéis e pousadas também estão entre os principais temas de interesse dos empresários e profissionais gestores da hotelaria.

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