20ª BNTM trará mais de duas mil pessoas a Natal

Representantes da CTI Nordeste apresentaram o projeto da Brazil National Tourism Mart (BNTM) 2011 ao vice-presidente da Emprotur, Francisco Barbosa e o secretario de turismo de Natal, Tertuliano Pinheiro. A 20ª edição da Feira será realizada de 12 a 15 de maio, no Centro de Convenções de Natal e reunirá mais de duas mil pessoas entre operadores, expositores e jornalistas especializados.



De acordo com Jorge Eduardo, da Fundação CTI, o encontro é a grande oportunidade dos nove estados nordestinos fecharem negócios reais que incrementem de fato sua atividade turística. “É a chance de vender o NE para o mundo, além de promover uma intensa integração regional’, adianta. Os técnicos apresentaram os detalhes da programação e de toda a promoção do encontro, como também as responsabilidades de cada secretaria.



Os números da última realização da BNTM demonstram a grandiosidade da Feira. “Em 2010, foram gerados 243 milhões de dólares nas rodadas de negócios realizadas no encontro em Porto de Galinhas. Pela grande procura já existente para compra de estandes e inscrições, a expectativa é que em Natal essa conta seja ultrapassada”, demonstrou Denise Medina, da CTI. Ela também destacou que em Pernambuco, as maiores delegações de operadores internacionais foram da Argentina e dos EUA.



“Esta é uma grande oportunidade para capitalizar os operadores internacionais e chamar atenção para as nossas potencialidades fazendo com que assim, eles possam comprar ainda mais nosso destino. Por isso, estamos empenhados para que os visitantes se surpreendam com todos os detalhes da programação”, adianta o vice-presidente da Emprotur, Francisco Barbosa. A programação conta com uma abertura oficial na noite do dia 12; o dia 13 terá as exposições e rodadas de negócios e os dias 14 e 15 serão exclusivos para que os participantes conheçam alguns dos atrativos turísticos em passeios direcionados pelos litorais potiguares.



Segundo Barbosa, outro ponto a ser destacado é a grande parceria que a iniciativa privada tem com o evento. Além do investimento financeiro do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Natal; a rede hoteleira potiguar; as companhias aéreas como a TAM e a TAP; as empresas de receptivos e o Sindicato dos Bugueiros também se esforçaram e estão disponibilizando seus serviços em troca desta visibilidade que será única. “Sem todo este envolvimento, a realização da BNTM em Natal não seria possível. Todos estão empenhados em fazer uma linda festa para que o turismo do RN possa ganhar ainda mais turistas”, explica.



Números da 20ª BNTM:

500 operadores “buyers”

440 empresas do mercado nacional

150 jornalistas nacionais e internacionais

400 expositores governamentais (nove estados do Nordeste) e institucionais

Comentários