Programa “Natal em Ação” movimenta praia de Ponta Negra




Ação integrada de secretarias municipais leva serviços e cidadania para a população e turistas de Natal



Com o objetivo de educar a população, conscientizando-a da importância da preservação da cidade, bem como a garantia do bem-estar social dos natalenses e a receptividade dos turistas, o programa “Natal em Ação” promovido pela Prefeitura do Natal com a integração de 14 secretarias municipais, desembarcou neste fim de semana na avenida Erivan França, na praia de Ponta Negra. Serviços de saúde, informações turísticas, orientações sobre educação ambiental e de trânsito, além de atividades esportivas foram oferecidas aos banhistas que frequentaram a principal praia urbana de Natal das 9h às 14h deste sábado (12). O cronograma da blitz cidadã também continua em Ponta Negra neste domingo (13).



Na unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde foram realizados 200 testes de HIV através do programa Fique Sabendo e 1.000 exames de glicemia, além de verificação de pressão arterial, além da distribuição de preservativos e bonés. Os resultados dos testes de HIV serão entregues dentro de 15 dias, na Clínica Zeca Passos, Ribeira, ao lado do Teatro Alberto Maranhão. Para realizar os exames, a SMS disponibilizou uma equipe de sete pessoas entre técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.



O corretor de imóveis, Ulisses Donadelli, aproveitou a ida à praia para saber como anda a saúde, verificou a pressão, a taxa de glicose e fez o exame do HIV. Ele também elogiou a iniciativa da Prefeitura do Natal. “Vim curtir a praia e fui chamado para participar. Gostei muito do serviço, assim a gente aproveitar para ver como anda a saúde o que é muito importante principalmente o teste do HIV para as pessoas se conscientizarem. A Prefeitura deveria fazer sempre essa ação”, avaliou.



O italiano Antonio Steovanato, de 73 anos, verificou glicose e pressão arterial. “É muito bom o serviço. Estou pela primeira vez em Natal e como só volto para a Itália dia 23, aproveito para controlar minha saúde”, disse o turista.



“É importante que as pessoas façam o teste do HIV gratuito, principalmente as que mantêm relações sexuais sem uso do preservativo. Esse mesmo teste também serve para diagnosticar a sífilis que é uma doença tão grave quanto a AIDS e muitas vezes as pessoas só deixam para tratar em estágio avançado. A prevenção é o melhor remédio”, destacou o coordenador de DST’s/AIDS, Wilson Dantas.



A Blitz cidadã também contou com a participação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Os técnicos do Departamento de Educação de Trânsito, fiscais de transporte e agentes de trânsito distribuíram sacolas de câmbio e passaram orientações aos pedestres, motoristas e motociclistas sobre o comportamento adequado no sistema viário de Natal.



A Urbana também esteve presente fazendo a limpeza prévia da praia de Ponta Negra antes do dia amanhecer para que os banhistas encontrassem a praia limpa. De acordo com o gerente de Meio Ambiente da Urbana foram recolhidos 800 quilos de lixo da areia. Além disso, a Companhia também levou educadores ambientais para conscientizar a população sobre a importância de não se jogar lixo na praia e nas ruas.



Já a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) atuou junto aos turistas de Ponta Negra com a distribuição de folders e mapas turísticos de Natal através do ônibus do programa “Olá Turista!”. A turista da cidade de Canoas (RS), Vera Lima, buscou informações sobre pontos turísticos de Natal e recebeu o material da Seturde. “Esse serviço da Prefeitura é maravilhoso porque como não conhecemos a cidade temos medo de pedir informação para qualquer pessoa, então nos sentimos mais seguro ao encontrar as informações aqui”, disse.



A Prefeitura do Natal também se preocupou em conscientizar a população presente em Ponta Negra da importância de fazer exercícios físicos. Por meio da Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e Lazer (Sejel) foram montadas duas quadras de areia para os banhistas praticarem futevôlei e campeonato de peteca. As atividades foram acompanhadas por preparadores físicos.

As ações integradas do "Natal em Ação" vêm sendo postas em prática desde a última terça-feira (8) e irão prosseguir até o dia 27 de fevereiro, focando precisamente as praias urbanas, nos finais de semana, e os principais corredores nos dias úteis.



As secretarias participantes são: Gabinete da Prefeita, Comunicação Social, Defesa Social, Juventude, do Esporte e Lazer, do Meio Ambiente e Urbanismo, Mobilidade Urbana, Obras Públicas e Infraestrutura, Relações Interinstitucionais e Governança Solidária, Saúde, Serviços Urbanos, Trabalho e Assistência Social, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Procon Municipal e Urbana.



Cronograma



Dias 12 e 13 - Praia de Ponta Negra, em frente ao Santa Fé Mall, na Avenida Erivan França.

Dia 15 - Avenida Romualdo Galvão/Av. Afonso Pena (Auto Braz);

Dia 16 - Av. Hermes da Fonseca, Praça das Flores;

Dia 17 - Av. Prudente de Morais, Praça Cívica;

Dia 18 - Av. Getúlio Vargas/Av. Café Filho, Centro de Artesanato;

Dias 19 e 20 - Praia do Meio, em frente à Secretaria de Turismo (Seturde)

Dia 22 - Av. Felizardo Moura/Av. Tomaz Landim, Gancho de Igapó;

Dia 23 - Av. Itapetinga, Antiga Penitenciária;

Dia 24 - Av. Moema Tinoco, esquina com a João Medeiros;

Dia 25 - Av. João Medeiros Filho, próximo ao Atacadão.

Dias 26 e 27 - Praia da Redinha, ao lado da entrada do mirante, próximo a Igreja de Pedra.

Comentários