Sistema fornecerá informações do parque de iluminação da cidade em tempo real

O sistema de monitoramento da iluminação pública à distância foi apresentado à imprensa na manhã desta quarta-feira (29), durante entrevista coletiva realizada na sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). O secretário adjunto Salatiel de Souza, junto ao consultor de iluminação da Semsur, Luiz Carlos Lopes e aos engenheiros da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). explicaram como funciona o sistema.



“O objetivo desse sistema de monitoramento online, em tempo real, é otimizar a iluminação pública”, explicou Salatiel de Souza. Por meio da central de controle, é possível saber onde há postes com lâmpadas queimadas sem a necessidade da denúncia do morador. Isso facilita o trabalho das empresas responsáveis pelo setor, desde a instalação das lâmpadas ao conserto delas.



Ainda não é possível mensurar em números a economia que o protótipo desenvolvido trará, mas, visto que a Prefeitura poderá definir o horário em que a iluminação funcionará em cada localidade, pode-se afirmar que haverá economia. Será possível ligar ou desligar as luzes mais cedo ou mais tarde, de acordo com a necessidade da região, estabelecendo um horário mais curto de funcionamento das lâmpadas. Os moradores poderão agendar um horário nas quadras esportivas, pedindo a iluminação até mais tarde, por exemplo.



Segundo Luiz Carlos, o projeto foi dividido em três etapas: o planejamento do sistema, a fase de testes e a elaboração do plano diretor de iluminação. O projeto é um convênio entre a UFRN, a Prefeitura e a Semsur. A pesquisa foi proposta e financiada pela Prefeitura e Natal poderá ser a primeira cidade do Nordeste a possuir esse tipo de tecnologia.



Os testes estão sendo realizados na Praça Hélio Galvão, no bairro de Capim Macio, em frente à igreja Santo Agostinho. Esta fase teve início na última segunda-feira (27). “Os testes devem durar no mínimo 90 dias”, disse o consultor de iluminação. Segundo o secretário adjunto, a escolha da praça foi feita pelos engenheiros da UFRN, responsáveis pelo projeto. “A proximidade com a universidade e a facilidade de instalar o sistema no local definiram a escolha deles”, completou Salatiel.



O interessante é que o projeto não é temporário, já que é um benefício duradouro que ficará como herança para a capital. “A cidade será beneficiada se ele for aprovado e é a população quem mais ganhará com esse avanço que estamos propondo”, destacou Salatiel de Souza.

Comentários