SECRETÁRIO ESTADUAL DE TURISMO É DE FOZ DO IGUAÇU

Faisal Saleh, secretário Estadual de Turismo Foz do Iguaçu Destino do Mundo agora tem um secretário de Estado de Turismo no Paraná.


O anúncio foi feito pelo governador Beto Richa na semana passada, no momento que Faisal Saleh viajava para participar da Missão Brasileira de Cooperação Brasil União Européia inserindo o tema Turismo como tema do 7º Programa Quadro de Cooperação. Na mesma Viagem, o secretário foi no escritório da Organização Mundial de Turismo, em Madrid para articular um projeto de cooperação, para desenvolvimento do Centro Internacional de Inteligência de Turismo e desenvolvimento do Destino Iguassu Trinacional.

Faisal Saleh é presidente do Instituto Polo Internacional Iguassu, empresário na região Trinacional e um dos principais lideres do turismo local, que vem trabalhando para o crescimento da economia do setor desde a criação da estratégia de marketing da gestão integrada do Destino Iguaçu. A posse do secretário vai acontecer no dia 01 de janeiro e os trabalhos começam dia 03 de janeiro de 2011.

A seguir confira trechos da entrevista que o secretário Faisah Saleh concedeu para o site mantenedor do ICVB, h2foz.

O que Foz do Iguaçu pode esperar do governo estadual a partir de 2011 na área de turismo?
No Plano de Governo o governador orienta o trabalho pela projeção internacional dos três principais destinos do Paraná, Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá. Foz do Iguaçu e Curitiba são os principais portões de entrada do turismo paranaense e o Destino Iguaçu é o 2º destino brasileiro de lazer. Foz do Iguaçu é exemplo a ser seguido pelo Paraná e mundialmente com o sucesso da Gestão Integrada, irei trabalhar fortemente por Foz do Iguaçu, até no entendimento do que isto tem a contribuir com o desenvolvimento do Estado.

É possível antecipar algumas ações de turismo para o Paraná?
Trabalharemos fortemente pelas prerrogativas do Plano de Governo apresentado em Campanha que esta em perfeita sintonia com o Plano Estadual de Turismo, validado pelo Conselho de Turismo do Estado. O Plano Estadual de Turismo, em virtude de estratégias sofrera algumas alterações, por conseqüências de ousadas metas que pensamos implementar, escutaremos as expectativas das regiões turísticas e estimularemos a ação integrada, articulando compromissos pontuais entres secretarias estaduais, governos municipais e entre os setores público, privado e da academia, transportando as demandas ao governo federal, de forma a incentivar todas as formas de cooperação para o avanço da pasta. Reforma do sistema de gestão de turismo do estado, Gestão do Estado do Paraná no turismo nacional e internacional, criação do Fundo de Desenvolvimento do Turismo Paranaense, desenvolvimento da Cultura da Hospitalidade e a Integração Turística regional serão temas prioritários.
O que é preciso mudar rapidamente?
Tenho informações preliminares de que os recursos são insuficientes para a realização de metas ousadas, trabalharemos em perfeita integração pela captação e suplementação de recursos, temos que nos articular com todas as forças políticas, do trade turístico especialmente com o governador e secretarias correlatas. Com a elaboração e apoio aos bons projetos, busc aremos investimentos públicos federais e privados. O Governador Beto Richa vê o turismo como prioridade, prova disto é o excelente trabalho da pasta realizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

Qual é a sua visão do turismo no estado?
O Paraná tem 10 regiões turísticas com potenciais atrativos: Cataratas e Caminhos ao Lago de Itaipu, Curitiba, Litoral do Paraná com destaque para Ilha do Mel e a Mata Atlântica e Campos Gerais, a rota dos tropeiros e parque de vila velha, são as regiões hoje mais promovidas pelo estado.

Além destas, temos as Rotas do Café, do Agronegócio e das águas com excelentes resorts na Represa de Xavantes, além das Termas Aguativa, Região Turística Corredores das águas em função dos rios Paraná, Paranapanema, Ivaí, com destaque para o Parque Ilha Grande, Maringá com negócios e eventos e Campos Mourão e Iretama onde está as Termas Jurema e a Região Turística Terra dos pinheirais na região de Prudentópolis e Irati. No oeste Região Turística Riqueza do Oeste, no sudoeste a Região Turística Vales do Iguaçu - onde estão as represas do rio Iguaçu, Palmas, Capanema com o roteiro Doce Iguassu e na região central a Região Estradas e Caminhos, onde se encontra Guarapuava.

Curitiba, Foz e Paranaguá - onde está a Ilha do Mel são os nossos destinos indutores dentro dos 65 Brasileiros e Ponta Grossa foi pesquisada pela FGV e obteve boa pontuação, sendo que talvez no próximo ano o MTur a reconheça como mais um indutor, e todas merecem e terão a atenção da Secretaria de Estado do Turismo.

Como será o dialogo do secretário Faisal Saleh com os municípios?
Queremos ouvir e entender todas as reivindicações. O Estado tem em torno de uns 200 municípios que possuem Secretarias Municipais de Turismo, com os quais deveremos trabalhar fortemente, no novo cenário que se desenha, o Paraná deverá se apresentar com 28 a 30 municípios indutores. (Foto: ICVB)

Comentários