Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos - Novembro de 2010

Inadimplência com cheques aumenta mas se mantém a menor para o mês de novembro desde 2005, revela Serasa Experian
Mais endividado, consumidor recorreu os cheques nas compras para o Dia das Crianças


Após cinco quedas mensais consecutivas, o volume de cheques devolvidos voltou a crescer no Brasil. Em novembro, houve 1,68% de devolução de cheques, contra 1,56% em outubro. É o que revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.
Apesar da alta perante o mês anterior, novembro apresentou o menor número de devoluções de cheques desde 2005, considerando-se o penúltimo mês do ano. Já no acumulado dos onze meses de 2010, a inadimplência com cheques alcança 1,77%, índice inferior aos 2,17% verificados em igual período de 2009.
A ruptura na sequência de quedas da inadimplência com cheques, em novembro, mostra que o consumidor recorreu a esse instrumento, à vista e a prazo (pré-datado), para as compras no Dia das Crianças. O maior endividamento leva o consumidor a alternar formas de pagamento, evitando extrapolar os limites de crédito, quando definidos.
Ainda que o aumento mensal – novembro ante outubro –, na inadimplência com cheques não tenha sido tão expressivo, aponta que o consumidor não utilizou a primeira parcela do 13º salário para regularizar essa pendência. De qualquer maneira, o fechamento deste indicador em 2010 deve retornar aos patamares de 2005, o que reafirma que o cheque, como meio de pagamento, teve sua qualidade melhorada no período.
A decisão do consumidor sobre o destino da segunda parcela do 13º salário – se irá para pagar dívidas ou ampliar seu endividamento –, vai determinar a perspectiva para o primeiro trimestre de 2011, período em que o orçamento familiar é pressionado pelos pagamentos de tributos e despesas escolares.
*Confira abaixo tabela completa com os números de cheques sem fundos:

Nos estados e regiões
De janeiro a novembro, o Amapá foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (10,92%). São Paulo, por sua vez, foi o estado de menor percentual
(1,33%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques nos onze primeiros meses do ano, com 4,01%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,44%.

Comentários