Benchmarking em Turismo encerra as atividades em 2010

Programa de aprimoramento do turismo receptivo nacional apresenta excelentes resultados



Um dos principais programas de qualificação do turismo receptivo do Brasil, o Benchmarking, encerra as atividades em 2010 com sucesso absoluto. Foram 10 viagens realizadas para quatro destinos internacionais de excelência e seis nacionais de vivências, envolvendo cerca de 3.800 profissionais

Os empresários selecionados para cada etapa, 113 no total, registraram e observaram 524 boas práticas adotadas nos empreendimentos visitados, que em geral, foram agências e operadoras de viagens, hotéis, restaurantes e entidades empresariais responsáveis pela promoção turística de destinos.

“Pudemos conhecer o que há de melhor em gestão, capacitação, técnicas de bom atendimento ao turista e promoção dos destinos”, explica Antonio Azevedo, diretor da ABAV responsável pela execução do projeto. “Os números comprovam que o Benchmarking é uma técnica eficaz de inovação e aumento da competitividade do turismo nacional”, completa o diretor da ABAV.

Das boas práticas observadas, 310 já foram adotadas por 66 empresas brasileiras que tiveram representantes selecionados para participar do programa. Além dessas implementações, todo o conhecimento gerado nas visitas técnicas, registrado em material audiovisual, já foi repassado para mais de 3.450 profissionais que participaram dos eventos locais e dos seminários regionais de multiplicação, sem contar os colaboradores internos das empresas participantes.

“A ABAV se sente honrada e feliz em participar de um programa dessa magnitude que contribui sobremaneira para o desenvolvimento do turismo nacional e dos agentes de viagens receptivos”, conclui o presidente da ABAV Nacional Carlos Alberto Amorim Ferreira.

BENCHMARKING EM TURISMO



O Benchmarking em Turismo é executado pela ABAV, em parceria com o SEBRAE, Ministério do Turismo e Embratur. Pela ordem cronológica, os dez destinos visitados foram: República Tcheca, Itália, Recife e Olinda, São Paulo, Brotas e Socorro, Perú, Gramado e Canela, Búzios, Pantanal e México.



O objetivo do projeto é capacitar micro e pequenos empresários brasileiros que atuam diretamente no atendimento aos turistas - donos de hotéis, pousadas, restaurantes, agências e operadoras - com base no estudo de boas práticas adotadas em destinos que são referência em cada segmento. Os empresários selecionados para cada viagem se comprometem a implementar um programa de aplicação das boas práticas em seus empreendimentos e a multiplicar os conhecimentos adquiridos na região onde atuam, contando com apoio dos SEBRAEs e ABAVs estaduais, além das secretarias de turismo..

Comentários