Relatório do World Travel Market diz que países emergentes como o Brasil são o futuro da indústria turística

Conquistar as crescentes classes médias das potências emergentes, especialmente Brasil e outros países conhecidos pelo acrônimo BRIC, será um dos objetivos da indústria turística nos próximos cinco anos, segundo o primeiro relatório do World Travel Market.

Os países emergentes são uma das principais oportunidades de crescimento para quase a metade (47%) dos profissionais do setor de viagens e do turismo indagados nesse primeiro estudo divulgado na inauguração desta importante feira turística em Londres.

Para 55%, estes países, liderados pelo Brasil, Rússia, Índia e China - que representam a metade da população mundial e lideram o crescimento -, já houve um impacto positivo em seus negócios nos últimos 12 meses, quando o setor não se recuperou ainda totalmente da crise econômica mundial.

Segundo a presidente do WTM, Fiona Jeffrey, estes países por seu potencial crescimento, junto, em menor medida, com as ricas monarquias petroleiras do Golfo.

"As classes médias emergentes com vontade de viajar nos BRIC e a riqueza dos países do Golfo fazem dessas economias o futuro da indústria turística e da viagem", explicou Jeffrey.

Este crescente interesse pelos BRIC, em detrimento dos países desenvolvidos da Europa e o Norte da América, acontece quando se calcula que a indústria turística não voltará aos níveis de demanda e de rendas de antes da crise até pelo menos 2016, sempre segundo este estudo inédito.

Os BRIC deverão se beneficiar, por sua vez, de sua crescente notoriedade, especialmente o Brasil, que tem ainda um elemento a mais, a organização do Mundial de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Além disso, os brasileiros se verão favorecidos, se as negociações prosperarem, por um ambicioso acordo para liberalizar o transporte aéreo com a União Europeia (UE), que, segundo o centro de estudos Euromonitor Internacional, vai supor um aumento do número de passageiros de 335.000 pessoas no primeiro ano.

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