Bento Gonçalves divulga suas potencialidades turísticas no 22º Festival de Turismo



Lançamentos e premiações marcaram o primeiro dia da participação de Bento

Bento Gonçalves reuniu centenas de pessoas no seu stand no 22º Festival de Turismo de Gramado para divulgar o novo material promocional e as novidades da 2ª edição do BENTO EM VINDIMA e da 15ª FENAVINHO nesta sexta-feira, 19.
O novo material institucional da Secretaria de Turismo, um kit de folders, engloba as seis rotas turísticas de Bento Gonçalves, sendo eles: Caminhos de Pedra, Vale dos Vinhedos, Vale do Rio das Antas, Cantinas Históricas, Vinhos de Montanha - Pinto Bandeira e Tour Via Del Vino, além de um específico sobre o Município. Cada folder é constituído por textos, imagens ilustrativas, endereços de contato e possui uma cor específica, de acordo com o que cada rota deseja transmitir, constituindo, assim, um belo jogo de cores. Além das cores uma a belíssima imagem na capa captura a "atmosfera" do roteiro. Apresentado em um tamanho diferenciado, o kit é envolto em fio rústico e, como detalhe, um galhinho de parreira, símbolo da Região.
O Bento em Vindima, conhecido por apresentar uma alternativa diferente ao litoral no verão, também teve a sua segunda edição lançada nesta sexta-feira. Os festejos relacionados ao cultivo da uva e a produção do vinho iniciam no dia 31 de dezembro de 2010 e prosseguem até 27 de fevereiro de 2011 com cantinas e vinícolas engajadas para proporcionar aos visitantes e a comunidade, o melhor da uva nesta época. Entre as principais atividades do evento está a visita aos parreirais, a colheita da uva, a degustação de vinhos e sucos de uva, almoços e jantares harmonizados, a visita para conferir o processo de fabricação da uva e, ainda, o esmagamento das uvas com os pés.
Entre as principais novidades da 15ª edição da FENAVINHO apresentada no Festival de Turismo, é a data da festa que passa a acontecer entre os dias 29 de abril e 8 de maio, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Levada para o outono e contando com dez dias corridos, a Fenavinho busca potencializar negócios e facilitar a participação do setor vitivinícola. O período de realização é apontado pelo setor vitivinícola como grande gerador de oportunidades de negócios. “É um momento em que as redes de supermercados realizam negócios, já que em janeiro muitas estão em férias. Vamos acompanhar a evolução do setor”, comenta João Strapazzon, presidente do evento. As vinícolas ainda ficam livres de problemas para organizar a colheita e disponibilizar seus enólogos no período de maior demanda no ano, a vindima. Entre as grandes atrações da Fenavinho estão os espetáculos cênicos, grandes atrações culturais que passam a acontecer no Pavilhão E do Fundaparque.
Para a Secretária de Turismo, Ivane Fávero, a participação de Bento no Festival de Turismo tem como principal objetivo reforçar o posicionamento de imagem do Destino. “Nossos esforços estão centralizados para tornar Bento uma referência em destinos turísticos”.
E este esforço em tornar Bento um destino turístico em evidência proporcionou o troféu Amigos do Festival para a Secretária Ivane na noite da abertura do evento, quinta-feira. O troféu foi entregue a dez personalidades que durante 2009 promoveram o turismo, seja no setor privado ou público. “Para mim é uma honra receber este prêmio. É o reconhecimento de todo um trabalho feito em parceria com os diversos setores do turismo, na busca do mesmo objetivo: alavancar o turismo de Bento”, destacou Ivane.
O turismo de Bento está crescendo a olhos vistos e tem chamado a atenção de diversos grupos. Prova disto é a visita, pelo segundo ano, de dois grupos de operadores e jornalistas estrangeiros neste final de semana, 20 e 21 de novembro, para conhecer os roteiros turísticos da cidade. Um grupo, formado por nove italianos, irá visitar a Epopéia Italiana e o Roteiro Vale dos Vinhedos. E o outro grupo, formado por 14 estrangeiros dos Estados Unidos, Espanha, Equador, Portugal, Peru e Chile, permanecerão até terça-feira, 23, em Bento Gonçalves visitando a Maria Fumaça, Roteiro Vale do Rio das Antas, Caminhos de Pedra, Faria Lemos e Vale dos Vinhedos.
“A vinda desses formadores de opinião é de extrema importância para a cidade, visto que estes, conhecendo Bento Gonçalves e região, poderão fazer sua divulgação nos seus locais de origem, além de ser uma possibilidade de se mostrar o município ao mercado internacional”, destacou a Secretária Ivane.


Legenda da foto:
Festuris_1526: Stand de Bento Gonçalves durante a feira

Comentários