22º Festival do Turismo do Gramado

De 18 a 21 de novembro de 2010
Abertura Oficial

Dia 18 de novembro de 2010, às 20:30
Local: Palácio dos Festivais
Feira de Negócios

Dia 19 de novembro de 2010, das 14:00 às 20:00
Dia 20 de novembro de 2010, das 14:00 às 19:00
Local: Centro de Feiras e Eventos Serra Park
Congresso
19 de novembro – sexta-feira
9:00 Painel de Abertura
Um Novo Olhar Sobre a Indústria Turística em uma Economia Globalizada: Sustentabilidade – Negócios e Investimentos
Márcio Favilla L. de Paula - Diretor da OMT
Guilherme Paulus – Presidente do Conselho Administrativo CVC Turismo
10:00 Gestão de Serviços e Liberdade Criativa
Chieko Aoki – Presidente da Rede Blue Tree
Apoiador – Francisco Luiz Weinmann – Diretor Arquipélago Viagens e 2º Vice-Presidente ABAV-RS
10:40 Perguntas e Respostas
10:55 Intervalo
11:15

Gestão Estratégica de Marketing e Vendas no Turismo
Pedro Janot – Presidente Azul Linhas Aéreas
Faustino Pereira – Presidente ABRACORP
Márcia Grespam Godinho - Consultora de Marketing e Turismo do Instituto Marca Brasil, Ministério do Turismo, Sebrae,Confederação Brasileira de Convention Bureaux e outros;
20 de novembro - sábado
9:00 Ampliando Negócios Através dos Novos Nichos de Mercado - Turismo de Pesca Amadora
Romina Fontana – INFUE TUR
Luciana Thomé - Gestora de Projetos para Área de Turismo Regional SEBRAE Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra
9:40 Captação de Recursos para Qualificação dos Produtos Turísticos com Vistas à Copa
Eduardo Gay – Diretor Conveniare Consultoria
José Reinaldo Ritter – Presidente ABIH/RS
Clarisse Leila Lopes Kopp – Presidente SINDETUR/RS
10:00 Intervalo
10:10 Desafio Aéreo: Aeroportos no Limite – Cias Aéreas Comprometidas com Atendimento. Quais sãos as Responsabilidades dos Agentes de Viagens e das Empresas Envolvidas junto ao Consumidor?
Respício A. Espírito Santo Jr. – Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo

Debatedores
José Márcio Mollo Monson – Presidente do SNEA
Rita de Cássia Vasconcelos – Presidente ABAV-RS
Apoiadores
Gerson Bonani - Chefe da Assessoria de Comunicação Social da ANAC
Luciane Souza Disconzi - Coordenadora da Área de Serviços Privados do PROCON Estadual
Jussara Leite - Presidente da Ugart

A grade temática foi preparada em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS).

Coordenador do Congresso
Carlos Aberto Krause – Vice-Presidente SINDETUR-RS e professor da ULBRA Torres

Local: Centro de Convenções do Serrano Resort & Spa

Considerado um dos maiores empresários do turismo brasileiro, com homenagens recebidas no Brasil e exterior, Guilherme Paulus é membro do Conselho Nacional do Turismo, sócio e presidente do Conselho de Administração da operadora CVC e presidente do Conselho da GJP Participações, empresa que controla majoritariamente a companhia aérea Webjet e a GJP Hotéis & Resorts.

Com determinação, Paulus transformou a operadora de viagens CVC em referência no turismo nacional, tendo a inovação como a sua principal característica. A operadora de viagens foi a primeira a fretar aviões, a investir em um novo formato de distribuição de produtos turísticos, no varejo, inaugurando o conceito de atendimento em shoppings e hipermercados, a oferecer parcelamento em 10 vezes sem juros e a desenvolver produtos turísticos que cabem no bolso do cidadão. Com atuação em diferentes frentes do turismo, Paulus continua o seu legado nesse setor, no desenvolvimento de novas oportunidades e negócios.

É membro do Conselho Nacional do Turismo, sócio e presidente do Conselho de Administração da operadora CVC e presidente do Conselho da GJP Participações, empresa que controla majoritariamente a companhia aérea Webjet e a GJP Hotéis & Resorts.

Chieko Aoki é formada em Direito, fez cursos em administração em Tóquio, e em administração hoteleira, na Cornell University, nos Estados Unidos. Fundadora e Presidente do Conselho de Administração da Blue Tree Hotels. Chieko Aoki trabalhou em diversas regiões, como Estados Unidos, Ásia e Europa. Iniciou sua atuação em 1982, como diretora de Marketing e de Vendas do Caesar Park São Paulo, e, depois, tornou-se presidente da Caesar Park Hotels & Resorts e da mais antiga e tradicional companhia hoteleira dos Estados Unidos, a Westin Hotels & Resorts.

Entre 2006 e 2008, foi presidente do LIDEM - Grupo de Mulheres Líderes Empresariais – e passou a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Marketing, entidade criada para integrar os melhores profissionais brasileiros atuantes em atividades mercadológicas. Recentemente, assumiu a presidência do Conselho Consultivo da ADVB-Japan. Chieko Aoki também trabalha para o desenvolvimento das relações econômicas e culturais entre o Brasil, Japão e América Latina. Participa ativamente de atividades filantrópicas e de cunho social, para as quais contribui com arrecadação de fundos e recursos.

Pedro Janot é formado em administração de empresas, com pós-graduação em recursos humanos, possui MBA pelo IBMEC. Construiu carreira sólida em empresas como Mesbla, Americanas, Richard’s e Grupo Pão de Açúcar, assumiu a Presidência da Azul Linhas Aéreas Brasileiras em 07 de Julho de 2008.

Um de seus cases de maior sucesso empresarial foi sem dúvida a operação de start-up da Zara no Brasil, onde Pedro foi responsável por implantar, com inegável sucesso, a empresa e o conceito fastfashion em todo o Brasil. “Essa experiência será fundamental para ajudar em nossos planos de estabelecimento e crescimento acelerado de nossos serviços”, afirma Janot. Entender os desejos dos clientes e transformá-los em processos e produtos vencedores é uma das especialidades do executivo.

Atuando no mercado do turismo há 31 anos, Rita de Cássia, Aguiar de Vasconcelos é graduada em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Trabalhou de 79 a 81 na Kontik Franstur, de 81 a 85 na Brazilian Promotion, ambas no Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul trabalhou de 85 a 92 na Unesul Turismo. Desde então está à frente da RC TOUR, em Porto Alegre, e é instrutora no curso formação de Taxi Turismo no Sest Senat há 4 anos.

Sua caminhada na Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS) iniciou na gestão 2005/2007, onde atuou como diretora de secretaria, na gestão seguinte, 2007/2009 assumiu como vice-presidente e é a presidente da atual gestão, 2009/2011.

Atuando no mercado do turismo há 31 anos, Rita de Cássia, Aguiar de Vasconcelos é graduada em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Sua caminhada na Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS) iniciou na gestão 2005/2007, onde atuou como diretora de secretaria e comanda a entidade na gestão 2009/2011.

Altemir Gregolin assumiu a Secretaria Especial da Aqüicultura e Pesca (SEAP) em 3 de abril de 2006. Passou a integrar a Secretaria em novembro de 2004, como subsecretário de Desenvolvimento de Aqüicultura e Pesca. Em 2005, tornou-se secretário adjunto da SEAP e, desde junho de 2009, com a criação do Ministério, virou Ministro da Pesca e Aquicultura.

O ministro é veterinário com especialização em Administração Rural e mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ). É professor licenciado da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UnoChapecó), de Santa Catarina. Gregolin nasceu em Coronel Freitas (SC) e tem 45 anos. Foi secretário municipal de Chapecó em duas gestões, comandando a pasta de Administração e Fazenda e também de Planejamento e Urbanismo.

Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRGS. Extensão Universitária em Finanças pela FGV-RS. MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ. Professor de Economia e Marketing na ACM, Professor do MBA de Gestão Publica da Fundação Universa. Gerente Executivo de Empresas de Telefonia Móve.

Consultor de empresas de grande porte. Sócio da Conveniare Gestão em Convênios. Profundos conhecimentos em Programas de Convênios com Órgãos Federais (Siconv e todas as modalidades para elaboração de projetos), já tendo ministrado várias capacitações sobre o Portal De Convênios.

Administrador de empresas, registro CRA da 10ª região sob nº 8036. Formado em administração de empresas. Ex-membro e colaborador da AIESEC (Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais). Diretor Tesoureiro da Câmara de Turismo do Rio Grande do Sul.

Vice Presidente da Câmara Indústria, Comércio e Turismo Mercosul – Brasil. Presidente em terceiro mandato da ABIH ( Associação Brasileira da Indústria de Hotéis ) do estado do Rio Grande do Sul. Diretor de Marketing da ABIH Nacional. Empresário do setor de hotelaria e turismo e diretor da empresa Excelsior S/A Hotéis de Turismo – Ritter Hotéis.

Graduado em Direito pela Universidade de Brasília – UnB, Pós-graduado em Direito Público, pelo ICAT/UDF e em Direito Administrativo no Institut d’Administration Públique, em Paris, França e com Especialização em Direito das Águas, na Faculdade de Direito de Mendoza, Argentina. Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Distrito Federal, inscrição nº 13.331.

Atualmente Diretor-Presidente do SNEA – Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias e sócio do escritório Mollo, Vieira e Schegerin Advogados. Professor de Direito Administrativo da UniDF e Diretor do Departamento de Ciências Jurídicas de 1987 a 1989. Assessor Jurídico de Ministro no Superior Tribunal de Justiça. Assessor Jurídico do Presidente da empresa TERRACAP, empresa pública do Distrito Federal. Assessor Jurídico no Ministério Extraordinário da Irrigação. Assessor do Consultor Jurídico do Ministério da Infra-Estrutura, Consultor da República na Consultoria-Geral da República, órgão incorporado à Advocacia-Geral da União, quando da criação desta. Na Advocacia-Geral da União, foi Consultor da União onde exerceu as funções de Consultor-Geral da União, até 1995, ano em que se exonerou do serviço público, tornando-se sócio do escritório de advocacia acima mencionado.

Atual Diretor-Presidente do SNEA – Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias e sócio do escritório Mollo, Vieira e Schegerin Advogados. É Graduado em Direito pela Universidade de Brasília – UnB, Pós-graduado em Direito Público, pelo ICAT/UDF e em Direito Administrativo no Institut d’Administration Públique, em Paris, França e com Especialização em Direito das Águas, na Faculdade de Direito de Mendoza, Argentina.

Formando em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela Unisinos.Iniciou sua carreira no turismo no Grupo Hotisa Hoteis SA. Trabalhou 3 anos no Rio de Janeiro com Receptivo Internacional e há 25 anos é diretor da Arquipelago Viagens Ltda.

Sócio fundador da Redetur SA, a primeira rede de agencias de viagens do Brasil, atua também no 3º mandato como vice presidente de Turismo da Associação Comercial e Industrial e de Serviços (ACIS) de São Leopoldo, é conselheiro da Abav RS e 2 º vice presidente na atual gestão.

Diretor Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU). Graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG de Belo Horizonte, e com mestrado pelo Instituto de Estudos Sociais de Haia (Holanda), com especialização em Planejamento e Desenvolvimento. Funcionário do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, atuou na Secretaria da Fazenda de Minas (96 a 98); Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (99 a 2002); Diretor de Relações Institucionais da Rede Brasileira de Promoção de Investimentos - Investe Brasil (2002 a 2003); Secretário-executivo do Ministério do Turismo (janeiro de 2003 até abril de 2007), indo posteriormente para a Secretária-Executiva da Secretaria de Relações Internacionais da Presidência da República;

Primeiro diretor executivo da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), assumiu a função em maio de 2010. É ex-diretor da Varig, da Iata/BSP, da rede Tropical e mais recentemente da Royal Caribbean (escritório Brasil).

Graduada em Comunicação Social e especialista em Marketing e Vendas – tem 25 anos de experiência em importantes empresas de comunicação, como Competence, RBS e Escala; e na gestão de importantes marcas nacionais, como Volkswagen, Carrefour, Paquetá, Lojas Colombo, Vivo.

Hoje atua como consultora de marketing e turismo nos principais destinos turísticos do Brasil e junto a instituições do setor como: Instituto Marca Brasil, Ministério do Turismo, SEBRAE, Confederação Brasileira de Convention Bureaux, Sindicato de Bares e Restaurantes de Serra Gaucha, Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, Setur de Minas Gerais, entre outros.

Clarisse Leila Lopes Kopp, atualmente, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no estado do Rio Grande do Sul - SINDETUR-RS, participando da diretoria desde o ano de 2001.

Iniciou sua atividade profissional em 1970, na cidade de Porto Alegre na Exprinter S/A Turismo e Câmbio, atualmente é diretora da Mercúrio Turismo. A Mercúrio Turismo e Eventos Ltda. é uma Empresa de Turismo estabelecida na cidade de Canoas, atuando no mercado turístico desde 1993, sucessora (no segmento de Reservas de Hotéis no Brasil) da empresa J. Kopp Turismo estabelecida desde 1976, em Porto Alegre.

Advogada e atual coordenadora a área de serviços privados do Procon/RS. Especialização em Direito Sanitário, na Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Workshops
19 de novembro – sexta-feira
14:00 Como Vender Serviços Turísticos pela Internet Aproveitando as Oportunidades da Copa 2014
Alberto Galbeno – Diretor Travel Explorer
15:00 Aspectos Positivos e Negativos das Grandes Alianças entre as Cias Aéreas
Respício A. Espírito Santo Jr. – Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo
17:00 Deixe Sergipe Surpreender Você
Rodrigo Galvão, Assessor Especial da Diretoria de Operações da EMSETUR
18:00

Apresentação dos Resultados do Projeto Turismo Rural Gaúcho - Identificação de Mercado Consolidado e Potencial
Maximilianus Pinent - Gerente de Projetos do Instituto Marca Brasil
20 de novembro - sábado

14:00
Turismo GLS – Mercado e Novos Negócios
Clovis Casemiro - Embaixador da IGLTA (Associação Mundial de Turismo GLS) para o Brasil
Marta Dalla Chiesa (Diretora Relações Internacionais da ABRAT GLS parte do Conselho Diretor da IGLTA (Board of Directors)

14:50
Tradição Brasil - Festas Populares Brasileiras - Conhecer para Promover
ARIANO SUASSUNA - ESCRITOR

15:40


Turismo em Cuba
Luis Agnillera - Ministério do Turismo de Cuba
16:30 Viaja Fácil Brasil
Alessandro Macedo – Diretor Projetos Especiais ABAV Nacional
Fabiano Zanin – Consultor CONCEPT
Clésio Giomo - Gerente de Contas da Administradora Consórcios Ganzin

Coordenador dos Workshops
Danilo Kehl Martins – Vice-Presidente ABAV-RS e Professor do Curso de Turismo da FARGS

Local: Centro de Feiras e Eventos Serra Park

Diretor geral da empresa de tecnologia para o turismo Travel Explorer, com sede em Porto Alegre e filial em São Paulo.

É membro fundador, e atualmente presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo (Instituto CEPTA). Dedica-se a área do transporte aéreo desde 1994 e é membro da Faculdade Federal do Rio de Janeiro desde 1998.

Profissional do Turismo desde 1979, tendo atuado em várias redes como Othon, Sheraton, Caesar Park e Blue Tree. Atualmente é Gerente de Vendas da rede Nobile de Hotéis. Bem como o receptivo internacional no Rio, Recife e Fortaleza. Na Embratur dos Estados Unidos e experiência em várias feiras, congressos e eventos do trade.

No Turismo GLS desde 1997, foi diretor da IGLTA entre os anos 1998 e 2002. Atualmente é o Embaixador da IGLTA para o Brasil região Sul e Sudeste. Integrante do comitê organizador da Convenção Mundial da IGLTA em Florianopolis 2012.Responsável pelo site de informações sobre o turismo GLS www.doublec.com.br

Técnico em Contabilidade, Bacharel em Turismo, Bacharel em Administração de Empresas, professor convidado pelo SENAC para ministrar a Cadeira Agente de Viagens do Curso de Administração de Agente de Viagens e Turismo, professor universitário da cadeira de Administração de Empresas de Turismo da Faculdade Riograndense – FARGS 2003. Atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira de Viagens – ABAV-RS.
Atividade Paralela
19 de novembro – sexta-feira
14:00 Seminário BENCHMARKING 2010
Local: Sala de Coletivas de Imprensa
Coordenador - Daniel Spinelli- Abav Nacional
17:30 Workshop Emissão TAM no site Amadeus e Amadeus Ticket Changer - Fazendo Reemissões
Local: Sala de Coletivas de Imprensa
Coordenador: Mario Ponticelli - Diretor Comercial e Country Manager Brazil
Pietro P. Santos - Analista de treinamento sênior
20 de novembro – sábado
10:00 Futebol oficial
Local: Hotel Continental Canela
Coordenador - Larri Doile
17:30

Assinatura de Protocolo de Intenções Gramado – Levico-Terme
O Festival do Turismo de Gramado 2010 servirá de palco para a Assinatura do Protocolo de Intenções entre as cidades de Gramado (Brasil) e Levico-Terme (Itália), com a presença de autoridades e imprensa. Levico é uma cidade turística de 8 mil habitantes, localizada nas montanhas da região norte da Itália. Sua maior atração são as águas termais. É uma jóia entre os muitos destinos que a Itália oferece.
Local: Sala de Imprensa do Serra Park

Mario Ponticelli é diretor Comercial da Amadeus para o Brasil. O executivo juntou-se à empresa há oito anos, em Portugal, como diretor de Vendas. Posteriormente, foi nomeado Country Manager para Portugal, assumindo a responsabilidade da estratégia do escritório no país. Com nacionalidade italiana, Ponticelli é formado em Turismo e Administração de Empresas pela Universidade Federico II Nápoles, na Itália. Antes de iniciar sua carreira na Amadeus, Mario foi proprietário de agências de viagens, primeiro na Itália e depois na Espanha.
Programação Social
18 de novembro – quinta-feira
22:00

Jantar Caminhos Temperados com Sabor do Arroz Amigo
Local: ExpoGramado
Coordenadora: Lenora Schneider
Promoção: Caminhos Temperados(Porto Alegre, Gramado, Bento Gonçalves, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Igrejinha e Sapiranga), Arroz Amigo, Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, Governo do Estado do RS (SETUR, SECOPA e IRGA) e CBC& VB.
23:00

Jantar da Cozinha Veneta (somente para convidados)
Local: Sociedade Recreio Gramadense
Jantar especial da cozinha veneta, oferecido pelos chefs Amedeo Sandri e Giovanni Foscarini, vindos da Região do Veneto, Itália.
19 de novembro – sexta-feira
23:00 12ª Noite de Sergipe: do Verão ao São joão
Local: Vox Music
Coordenadora: Jornalista Silvinha Oliveira
Parceiros: Governo do Estado de Sergipe, Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, Sebrae/SE, Banese, Prefeitura Municipal de Gramado, CVC Operadora, Zanis Coelho, Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos

*O programa poderá sofrer pequenas alterações.
Salões

8º Salão do Ecoturismo e Turismo de Aventura
7º Salão do Tecnologia para a Indústria do Turismo
6º Salão do Turismo Rural
5º Salão do Turismo Saúde
4º Salão do Turismo Místico, Religioso e Esotérico
3º Salão do Turismo Cultural
2º Salão do Turismo GLS
Destinos em Destaque

Comentários