FIQUE POR DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DA ABAV 2010

A Abav Nacional divulgou a programação do 38 Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e Feira das Américas que acontece no dia 20 de outubro, às 10h, com pronunciamento do presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, e presença do ministro do Turismo, Luiz Barreto, além de outras autoridades. O Congresso, parte técnica do evento, terá como objeto principal de discussão a relação entre agente e cliente e acontecerá nos dias 21 e 22. As salas temáticas ocorrerão das 9h30 às 12h, seguidas das sessões plenárias, das 12h às 14h.

Nas salas, serão realizadas nove Rodadas de Oportunidades simultâneas, durante os dois dias, em formato de debate para estimular a interatividade. Os agentes terão a oportunidade de estar frente a frente com empresários de destaque de vários segmentos da cadeia produtiva do turismo para discutir os assuntos abordados. Não haverá, como nos anos anteriores, pré-inscrições. As vagas serão limitadas e preenchidas por ordem de chegada.

Em seguida, começam as sessões plenárias no auditório principal do Pavilhão 5. No dia 21, das 12h às 14h, o jornalista e comentarista econômico Carlos Alberto Sardenberg comandará a palestra com o tema central do evento. Sardenberg é âncora do programa CBN Brasil, da Rádio CBN, e comentarista no Jornal das Dez, da Globonews, e no Jornal da Globo, da TV Globo, além de colunista do O Estado de S.Paulo.

A palestra de encerramento, dia 22, será comandada pelo ProAgencia II. O palestrante e ator André Tadeu, por meio de personagens divertidos do cotidiano do agente de viagens, falará sobre o tema Reinventando as Agências de Viagens. Em formato de training show, onde o foco central é desenvolvido por meio de um show teatral, André mostrará o que pensa, quer e precisa o empreendedor do Agenciamento de Viagem diante da atual conjuntura do mercado.

Os segmentos que estarão no foco das discussões nas Salas Temáticas são Cruzeiros Marítimos, Turismo Corporativo, Assistência de Viagem, Tecnologia, Consórcio Turístico, Locação de Veículos, Operadoras, Turismo Rodoviário e Setor Receptivo. Com o tema Ganhando Mais, Vendendo Rápido, o seminário sobre locação de veículos terá como destaque a importância do segmento para o setor como um serviço diferenciado e rentável e também a necessidade de capacitação e qualificação do agente.

Durante o encontro, será apresentado o Programa Nacional de Qualificação e Capacitação do Setor de Locação de Veículos, que oferece cursos projetados pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis - ABLA em parceria com o MTur. O moderador será Paulo Gaba, presidente do Conselho Nacional da ABLA e CEO da Sixt Rent a Car.

A Sala Temática Novidades e Oportunidades em Turismo Rodoviário, sob a coordenação de Fernando Caixeta, no dia 21, e de Ricardo Moesh, no dia 22, gerente de projeto e diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, respectivamente, colocará em debate as propostas a cerca do cadastro de empresas e veículos, quantidade de frota e idade, espécies de veículos (carros e vans) e cor de placa (comercial ou particular). Será apresentado ainda o produto Cruzeiro Rodoviário, que está sendo desenvolvido em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT.

No seminário A Agência Ideal, sobre tecnologia, executivos da área de TI especializados em turismo apresentarão o que mercado disponibiliza de solução para as agências de viagens e sua interface com o cliente, fornecedores e administrativo. Será discutida a relação custo-benefício das tecnologias disponíveis no mercado e como elas podem transformar a agência em modelo padrão, além de triplicar seu volume de atendimento.

Viaja Fácil Brasil - A Estratégia da Conquista é o tema da Rodada sobre consórcio turístico. Em pauta, o programa Viaja Fácil Brasil, lançado pela ABAV e Consórcio Gazin, que visa atender a nova classe média brasileira. Os congressistas terão a oportunidade de conhecer melhor o produto e receber dicas do apresentador Ciro Bottini, do canal Shoptime, sobre como vender para esse público. Haverá, ainda, sorteio de um cruzeiro marítimo temático com o cantor Daniel, com acompanhante, entre as agências que fizerem adesão ao programa. Fabiano Zanzin, gestor do projeto, coordenará o debate.

Estratégias para o Setor Receptivo é o tema do seminário sob coordenação de Carlos Silvério, diretor das empresas Grafitt Assessoria e Projetos Turísticos e Grafitt Viagens e Turismo. O debate terá como foco o planejamento e a aplicação de um plano estratégico e de marketing para as agências de receptivo, considerando o atual momento do mercado brasileiro.

Os congressistas também discutirão como traçar metas para alcançar êxito comercial tendo em vista oportunidades como a realização de eventos mundiais no País e, ainda, terão apoio na definição de produtos turísticos receptivos mais competitivos e inovadores. Durante o encontro, será lançado o Manual de Marketing para as Agências de Receptivo.

José Eduardo S. Barbosa, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa, será o mediador da Rodada Estratégias Comerciais - Agências e Operadoras. Empresários líderes do setor em operação de serviços turísticos estarão juntos para uma troca de ideias sobre as tendências da próxima temporada e para conhecer técnicas de como ampliar as vendas, oferecendo o produto adequado ao perfil de cada cliente.

Na sala sobre assistência de viagem, o tema será Uma Grande Oportunidade de Negócios ao seu Alcance!, com apresentação em dois módulos de nove empresários do setor destacando serviços de assistência de viagens, de cases de mercado, de riscos em viagens e das obrigatoriedades na Europa, Cuba e Austrália. O debate incluirá ainda as diferenças entre assistência e seguro e como aumentar a rentabilidade do seu negócio oferecendo programas de assistência ao seu cliente.

Nos dois dias serão sorteados cruzeiros marítimos e pacotes para a Europa, com direito a acompanhante. O moderador será Evandro Correa, diretor comercial da Travel Ace. O que Saber Sobre o Cliente Corporativo? será o foco do seminário comandado por Faustino Albano Pereira Junior, diretor-presidente executivo da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas - Abracorp.

Ricardo Amaral, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos - Abremar, será moderador da Rodada Cruzeiros Marítimos - A Bola da Vez, um verdadeiro treinamento ministrado por empresas líderes deste segmento. Serão debatidas, entre outros assuntos, as especificidades desse produto e as grandes possibilidades de retorno financeiro.

Comentários