CEARÁ-MIRIM ADERE AO PROGRAMA "TREM É TURISMO"

NOTICIA ENVIADA POR BARTIRA SEIXAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO DE CEARÁ MIRIM

Temos a satisfação de informar-lhes que aderimos ao Projeto Nacional “TREM É TURISMO”, numa parceria entre a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais – ABOTTC e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa – SEBRAE.



Através desse Projeto serão beneficiados 24 (vinte e quatro) Operadoras de Trens Turísticos e Culturais e pelo menos 700 (setecentos) micro e pequenos empreendimentos que gravitam em torno desses atrativos. Esses Trens Turísticos e Culturais estão espalhados em 11 (onze) Estados, a saber: RN, PE, BA, MS, ES, MG, RJ, SP, PR, SC e RS.



No estado do RN, participará desse Projeto o Trem dos Engenhos, operado pela Prefeitura de Ceará-Mirim e Costa do Atlântico Turismo. A interlocutora (Agente Local) que dispõe das informações do projeto é Bartira Seixas Vicente – e-mail: bartiraseixas@hotmail.com e fone (84) 9638-8477.



As ações a serem desenvolvidas visam ampliar a competitividade dessas Operações e com isso promover um maior desenvolvimento, com mais renda e empregos. Além disso, visa melhorar a promoção desses atrativos turísticos em nível nacional e dessa forma valorizar todo esse patrimônio físico, histórico e cultural que está por trás desses Trens Turísticos e Culturais.



As atividades a serem desenvolvidas incluem oficinas de direcionamento estratégico, análise de competitividade das operações, diagnóstico dos micro e pequenos empreendimentos, oficinas de capacitação, consultorias, elaboração de planos de mercado, orientação para centrais de negócios e estímulos para a formalização de empresas. Todas essas atividades serão implantadas, em cada uma das Operações de Trens Turísticos e Culturais, nos próximos 18 (dezoito) meses.



A primeira atividade local a ser desenvolvida através desse Projeto será uma Oficina de Direcionamento Estratégico, no próximo dia 03 de novembro das 08h as 17h na Estação Cultural "ROberto Varela" em Ceará Mirim. O Projeto terá o apoio do SEBRAE RN assim como de outras instituições que quiserem aderir.




Bartira Seixas Vicente

Prefeitura Municipal de Ceara Mirim

Secretaria Municipal de Turismo, Meio A. e Desenvolvimento Economico

Comentários

Diogo Oliveira disse…
Que excelente projeto.
Aqui na minha cidade tem uma estação super abandonada.
A Prefeitura ganhou o direito sobre ela e agora vamos só esperar pra ver o que vai ser feito de lá né?!

Espero que seja algo envolvendo o turismo e a valorização histórica cultural.