Presstrip movimenta litoral e Seridó do RN




Mina Brejuí, travessia de canoa pelo Gargalheiras, rapel na rocha Pé de Serra, visitas a trilhas subterrâneas e a sítios arqueológicos. São destinos que vão além do lugar comum, procurados por aqueles que preferem a adrenalina da aventura à calmaria de uma rede, água de coco, sol e mar. O Rio Grande do Norte vem se destacando e investindo nesse tipo de turismo. Ao pensar nisso, o Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), traz ao RN uma press trip (viagem de jornalistas) voltada para o ecoturismo. Oito repórteres e três operadores de turismo buscam os destinos mais atraentes e exóticos para se fazer turismo de aventura. As atividades do grupo começam na manhã desta quinta-feira (9) e seguem até o final de semana, explorando as belezas e curiosidades do Seridó e do nosso litoral.



"O carro chefe do RN ainda é o segmento Sol & Mar, mas, aos poucos, podemos mostrar as diversas faces do interior potiguar. O investimento no ecoturismo possui particularidades; o turista, por exemplo, vem em busca de aventura, de ver o inusitado. Também podemos associar essa prática ao nosso litoral: prova disso é o desenvolvimento de esportes pelas nossas praias como o kitesurf, considerado ‘radical’" destacou o presidente da Emprotur, Gustavo Porpino.



Com o apoio da Gol, os jornalistas Bruno Agostini (O Globo), Marianna Abdo (Diário de São Paulo), Danilson Carvalho (Correio Braziliense), Bruno Albertim e Chico Porto (repórter e fotógrafo do Jornal do Commercio, de Recife), André Viana e Felipe Gombossy (repórter e fotógrafo da Revista da Gol) e Thiago Padovanni (site Webventure) e os operadores Ruth Werblowsky (Freeway), Breno Amorim (Terra Mundi) e Danilo Rondinelli (Ambiental) farão o roteiro pelo interior e conhecerão praias como São Miguel do Gostoso e Galinhos.



Confira o roteiro



Pelo Seridó, a operadora Vitória Régia é a responsável pela programação. Amanhã pela manhã, o grupo fará travessia de canoa pelo Açude Gargalheiras e desbravará trilhas com identificação da flora e fauna do entorno do açude. Antes do almoço, jornalistas e operadores ainda farão rapel na rocha Pé de Serra. À tarde, estão previstas visitas à Mina Brejuí, incluindo o Museu Tomaz Salustino e a trilha subterrânea (extração de minério), e à cidade de Carnaúba dos Dantas, com visita ao Sítio Arqueológico Xique-Xique. O jantar do grupo no Seridó será ao som da Orquestra Filarmônica carnaubense.



Na manhã seguinte, o grupo viaja para Galos, cruzando o sertão até o litoral. Lá, eles farão um passeio de barco com mergulho nos braços de mar, salinas e dunas de Galos. À tarde, passeio de charrete até o Farol, com direito a assistir ao pôr do sol. No sábado, o destino é São Miguel do Gostoso e visita à Lagoa do Sal e ao Dr. Wind, local ideal para a prática do windsurf e kitesurf. No domingo, o grupo retorna a Natal e segue para o aeroporto.

Comentários