Caixa amplia participação no setor de Turismo

Caixa responde por cerca de 63% dos recursos aplicados no setor
A Caixa apresentou, na última quarta-feira (22), seus resultados para o setor de Turismo na 30º reunião do Conselho Nacional do Turismo, realizada em Brasília. Em 2010, até agosto, foram aplicados R$ 2,5 bilhões em crédito para empresas do setor de turismo. Com esse desempenho, a Caixa se destacou entre os bancos oficiais que apóiam o setor, respondendo por cerca de 63% dos recursos aplicados no ano e permanecendo no primeiro lugar do ranking do Ministério do Turismo

A média de R$ 317 milhões mensais em empréstimos supera a estabelecida no ano passado (cerca de R$ 237 milhões), quando o banco investiu R$ 2,98 bilhões em crédito para o Turismo, valor 105% maior do que aplicado em 2008, que chegou a R$ 1,45 billhão. Segundo o vice-presidente Fábio Lenza, “a Caixa, o banco que mais empresta para o trade turismo, deve aumentar esta média no segundo semestre, já que a expectativa é que sejam emprestados R$ 3,8 bilhões até o final do ano”.

O bom resultado da Caixa é fruto de um trabalho iniciado em 2003, quando o banco definiu a Cadeia Produtiva do Turismo como um de seus nichos estratégicos. Com isso, identificou as peculiaridades e necessidades do setor, o que possibilitou desenvolver produtos específicos para o trading.

Em 2009, após divulgação da estratégia de atuação com as micro e pequenas empresas do segmento turístico, que têm representatividade de cerca de 97% da Cadeia Produtiva, a Caixa ampliou seu portfólio de produtos para empresas do setor, com o lançamento do FAT Giro Setorial. A atuação do banco, em parceria com o Ministério do Turismo, se consolidou com o patrocínio do Salão do Turismo, evento ocorrido em São Paulo e considerado o maior da América Latina.

Espera-se que a participação da Caixa no turismo seja ainda melhor nos próximos meses, considerando que as empresas do setor começarão a se preparar para receber os turistas que vêm assistir à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. Entretanto, o banco não se preocupa apenas com o segmento empresarial. “A preocupação da Caixa é atuar em todas as frentes e, por isso, a instituição também tem linhas específicas para os próprios turistas, além de ser o agente repassador de todas as verbas do Ministério para os estados e municípios”, explica Fábio Lenza. Desde 2003, a Caixa já repassou R$ 7,4 bi para os governos estaduais e municipais.

Crédito para pessoas físicas – Entre outros produtos, como o CDC Turismo, o cliente também tem à sua disposição o Crediário Caixa Fácil, que financia pacotes de viagens de até R$ 10 mil, parcelados em até 24 meses. Nesta modalidade de financiamento, a avaliação da capacidade de pagamento do cliente é feita instantaneamente, por sistema on-line da CAIXA, na própria loja conveniada. TAM, CVC e Turismo Carrefour já firmaram parceria com o banco para financiar pacotes turísticos aos clientes pessoa física, correntistas ou não, diretamente em suas lojas.

Outro produto de destaque é o Cartão Turismo Caixa, nas bandeiras MasterCard e Visa, desenvolvido especialmente para atender a uma demanda do turismo interno e que tem superado as expectativas. Comparado com o mesmo período de 2009, de janeiro a agosto de 2010 constatou-se crescimento de 21% em volume de transações no cartão que, desde sua criação, em dezembro de 2004, já teve mais de 1,6 milhão de unidades vendidas. Somente em 2010, até agosto, 213 mil novos cartões já foram retirados na Caixa. Os clientes têm disponíveis R$ 828 milhões em crédito para gastar no setor. Para utilizar o produto, é preciso recorrer a estabelecimentos do trade turístico. Atualmente, a rede de aceitação conta com agências de viagens, companhias aéreas, terrestres e marítimas, hotéis e pousadas, locadoras de veículos, parques temáticos, clube de férias, bares, restaurantes, museus e outros atrativos.

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