Abav alerta para renovação de contrato com IATA

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), Carlos Alberto Amorim Ferreira, Kaká, enviou para todos os associados um comunicado alertando que este é o momento de renovação de contrato junto à IATA. Junto ao documento, o dirigente anexou o artigo “Por que ser IATA”, escrito em abril deste ano, onde elucidou todos os pleitos que a ABAV fez junto à associação e que, por pura intransigência da mesma, foram negados.



“Solicitamos que o pagamento do relatório seja decendial ou invés de semanal e, mesmo não havendo unificação do processo, uma vez que muitos Estados brasileiros conseguiram manter o prazo de dez dias com ações na justiça, a IATA não aceitou. Exigem garantias financeiras de empresas que sempre honraram seus compromissos, mas não nos dão garantia de nada. Volto a perguntar, por que ser IATA”, ressaltou.



Segundo o dirigente, não faltam motivações para que muitas agências não renovem seus contratos, uma vez que a IATA não cede em nenhuma das negociações e, recentemente, diante da falência da Companhia Mexicana de Aviacion, comunicou aos agentes de viagens que não irá se responsabilizar integralmente pelo reembolso dos bilhetes emitidos.



“Não aceitamos que mais essa responsabilidade, indevida, seja jogada em cima das agências de viagens. No último dia 6, enviamos carta ao Filipe Reis, gerente geral da IATA no Brasil, solicitando que a IATA assuma integralmente todo e qualquer reembolso na quebra da companhia aérea Mexicana e até agora não recebemos nenhum posicionamento”, informou.





Veja a íntegra do comunicado enviado aos associados:



Prezado (a) agente de viagens



Em abril deste ano, discorri um artigo com título “Por que ser IATA” (disponível no Portal ABAV através do link http://www.abav.com.br/noticias_detalhe.aspx?id=424&id_area=20). No documento, elucidei todos os pleitos que a ABAV fez junto à associação e que, por pura intransigência da IATA, foram negados.



Agora, é chegada a hora de renovação de contrato IATA, conforme comunicado que segue abaixo, na íntegra:



“Annual Fee 2011



A seguir estão os seus códigos ativos nos sistemas do BSP e dos quais será cobrada a anuidade do ano de 2011. Os valores da cobrança serão informados posteriormente através de comunicado IATA divulgados via BSPlink, e-mail e carta direcionada ao endereço de sua agência. Para efetuar o cancelamento dos códigos que não serão mais renovados, favor encaminhar para a IATA uma carta em papel timbrado da agência com os respectivos cancelamentos até o dia 20/09/2010”.



Sei que esta é uma decisão comercial e individual de cada empresa, mas acredito que este é o momento oportuno de nos perguntarmos, novamente, se é válido permanecer associado a uma entidade que defende só e unicamente os interesses das companhias aéreas.



Atenciosamente,

Carlos Alberto Amorim Ferreira

Presidente Abav Nacional

Comentários