Turismo cresce no Brasil e Festival do Turismo de Gramado potencializa negócios para trade


Legenda: Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello juntam-se a Marta Rossi na direção do Festival

O turismo está impulsionando a economia do Brasil. Crédito de longo prazo e crescimento do emprego e da renda são alguns fatores que levam os brasileiros a buscarem alternativas de viagens. A busca varia desde opções de lazer até viagens a trabalho. Consequentemente, o setor turístico cresce em um ritmo acelerado.



Resultado de recente pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), recebido com entusiasmo por Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, diretores do 22º Festival do Turismo de Gramado, estima que a taxa de crescimento do turismo seja recorde este ano e fique em torno de 14,6% maior do que 2009. O índice estimado para o turismo é superior ao dobro do estimado para o PIB (Produto Interno Bruto), cujo crescimento para 2010 deve ficar em torno de 7%.



“Este crescimento é bastante significativo. Se observa que o turismo interno no Brasil está aquecido e para cidades como a nossa, cuja principal fonte de renda é a atividade turística, o momento é excelente”, destacam. Os turistas brasileiros estão buscando opções não apenas em território nacional com também no internacional. Neste plano se destacam as viagens para os Estados Unidos. De acordo com dados divulgados em abril pelo Consulado dos EUA, o Brasil é o quinto maior mercado emissor de turistas para o país e o maior emissor restringindo a pesquisa para a América do Sul.



Outros fatores, além da melhora nas condições econômicas dos brasileiros, vão contribuir para alavancar a economia do país e o volume dos negócios, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Por isso tudo, o Festival de Turismo de Gramado aposta em uma resposta otimizada. “Com o mercado aquecido, com disponibilidade de compra tanto para o mercado interno como externo, teremos mais produtos na vitrine. Mais destinos a serem oferecidos. Portanto, uma feira maior e com mais movimento”, complementam.





SOBRE O EVENTO

O 22º Festival do Turismo de Gramado se realiza de 18 a 21 de novembro, no Serra Park. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o Festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico - em sua última edição, recebeu cerca de 13 mil pessoas. A cada ano, a feira recebe mais e mais profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul.

Comentários