Prefeitura lança edital de primeiras obras da Copa 2014

A prefeita do Natal Micarla de Sousa apresentou, na tarde desta quarta-feira (18), o edital do 1° Lote de Obras do Programa de Mobilidade Urbana para a Copa do Mundo 2014, com valor estimado em R$ 141,9 milhões. O edital será publicado no Diário Oficial do Município e no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19). A capital potiguar deverá ser a primeira cidade sede a iniciar as obras, ainda em 2010, para o mundial.

Na apresentação, realizada na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), o secretário Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Demétrio Torres, informou que a prefeitura deverá assinar em novembro a ordem de serviços para a execução das obras. O primeiro lote do projeto foi desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Planejamento de Obras da Copa de 2014 (Seapoc), pertencente à Semopi, e as propostas das empresas interessadas devem ser abertas em 27 de setembro.

Cinco grandes intervenções estão previstas nesse primeiro lote, entre elas a implantação do “Trecho Extenso”, que compreende um corredor estrutural Oeste (BR 226), em Igapó; o complexo viário da Urbana, entre o Bairro Nordeste e as Quintas; e a reestruturação geométrica da avenida Mor Gouveia (até a rua São José), em Lagoa Nova. ). Esta etapa contempla ainda a implantação de plataformas de embarque e desembarque e as obras de melhorias de passeios públicos (calçadas acessíveis) e sinalização.

“Essa fase inicial tem o prazo de conclusão de 30 meses. De maneira pioneira este projeto de mobilidade urbana tem uma visão para o futuro, integrando toda a sociedade”, completou o secretário Demétrio Torres. Ao todo, as obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014 preveem 11 diferentes intervenções, representando um investimento total de R$ 338 milhões.



O edital

A chefe do executivo municipal destacou ainda no lançamento as cláusulas de sustentabilidade e obras sociais, além da admissão exclusiva de empresas nacionais, diferenciais do edital. “Visamos o desenvolvimento sustentável, como o uso do asfalto ecológico, e ao final da obra, os canteiros deverão ser adequados à utilização de equipamentos com utilidade social, como área de educação, cultura e arte”, disse. A prefeita ressaltou também que “o mundial não deixará apenas obras de concreto, mas, um legado aos natalenses”.

As obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014 são fundamentais para garantir a melhoria da qualidade do transporte público e do trânsito em Natal, uma vez que a frota de veículos não para de crescer, tendo quadruplicado nos últimos 18 anos, já totalizando 295 mil, fora os carros, motos, caminhões e ônibus emplacados nas cidades do interior que transitam diariamente pelas ruas da capital. O sistema de transportes públicos de Natal, por sua vez, já realiza 500 mil viagens diárias.

Comentários