PESQUISA DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS CHEGA A JOÃO PESSOA

A Secretaria Municipal de Turismo de João Pessoa, na pessoa do Secretário de Turismo, Sr. Elzário Pereira Jr em articulação com a Coordenadora do Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, Sra. Alessandra Lontra irá receber uma nova pesquisa da Fundação Getúlio Vargas – FGV na capital paraibana sobre o Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional que acontecerá de 09 a 13 de agosto de 2010.

Essa nova pesquisa enviada pelo Ministério do Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE irá acontecer para assegurar a continuidade do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional que teve sua primeira versão do documento entregue em 7 de abril de 2008 no Rio de Janeiro.

Dessa forma a Fundação Getulio Vargas - FGV enviou novamente seus pesquisadores a campo para aplicar o questionário da pesquisa e em dezembro de 2009 foram divulgados os resultados da segunda edição do Estudo de Competitividade. O Relatório Brasil 2009 permitiu a identificação da evolução dos destinos nas dimensões avaliadas na pesquisa. Além disso, o estudo pode orientar o desenvolvimento de políticas públicas por parte dos destinos, pois possibilita a identificação das áreas que podem ser trabalhadas.

Dada a relevância desse Estudo, será iniciada a pesquisa de campo do Estudo de Competitividade - 2010, com o objetivo de coletar os dados dos destinos através de entrevistas e visitas técnicas. Os pesquisadores irão aplicar em cada destino um questionário com cerca de 600 perguntas, divididos em 13 dimensões: Infraestrutura geral, Acesso, Serviços e equipamentos turísticos, Atrativos turísticos, Marketing e promoção do destino, Políticas públicas, Cooperação regional, Monitoramento, Economia local, Capacidade empresarial, Aspectos sociais, Aspectos ambientais e Aspectos culturais, relacionadas com o Turismo, a fim de gerar um índice de competitividade para cada destino.

Serão entrevistados todas as secretarias do Município, Prefeito, Secretário de Turismo Estadual, entidades de Classe e o trade turístico.

Nesse domingo a Coordenadora do Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores de João Pessoa e Representante do Nordeste, a empresária da Bora Ali Produções e Mais Brasil Turismo, Alessandra Lontra após recepcionar a pesquisadora da FGV, Geyse Mendes no aeroporto Castro Pinto levou-a para almoçar no restaurante regional Mangaio onde a pesquisadora pôde apreciar in loco um pouco da típica gastronomia paraibana.

Em seguida a pesquisadora assistiu no Catamarã da Adonai Receptivo Náutico o belíssimo e famoso pôr-do-sol do Jacaré ao som do Bolero de Ravel. Alessandra Lontra explicou à pesquisadora que a Praia do Jacaré pertence a Cabedelo, que é um município vizinho a João Pessoa e que o turista que visita João Pessoa não pode deixar de conhecer também essa famosa atração turística do nosso Estado.

Comentários