Arte e tecnologia juntas no Salão de Arte Tecnológica da FAPERN

Para quem imagina que a alta tecnologia, que pode ser associada ao conhecimento matemático, à lógica ou à computação tem sempre uma utilização funcional como um exame médico de ultrassom ou o desenvolvimento de sistemas de telefonia, por exemplo, é obrigatória a visita ao Salão de Arte Tecnológica, que apresenta os projetos aprovados no Edital 009/2009 (Arte Tecnológica), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern).

Com abertura programada para o dia 19/8, na Pinacoteca do Estado, que funciona no Palácio Potengi, o Salão de Arte Tecnológica será composto por quatro projetos que utilizam novos suportes tecnológicos para a produção de artes visuais. Também estarão à visitação pública as obras vencedoras das três edições anuais do Salão Abraham Palatnik de artes visuais. No mesmo período, os coordenadores de cada projeto ministrarão oficinas para os interessados em aprender e em desenvolver trabalhos semelhantes. As oficinas serão realizadas no Departamento de Artes (DEART) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no campus universitário.

Projetos

Dos R$ 100 mil, disponibilizados pelo Governo do Estado para o Edital Arte Tecnológica, os projetos aprovados utilizarão aproximadamente R$ 45,5 mil. Foram classificados pela comissão de avaliação os projetos “Biofeedart”, “CAPTAS – intervenção artística móvel-urbana” e “Arte e Movimento interativo para o controle de vídeos”, desenvolvidos na UFRN e “Objetos artísticos interativos com arduíno”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

As inscrições para as oficinas são gratuitas e estão abertas até 18/8. Poderão participar alunos das artes ou das engenharias e também pessoas interessadas nessas áreas. A Ficha de Inscrição está disponível para download no site da Fapern (www.fapern.rn.gov.br), devendo ser entregue no DEART. Para mais informações, os interessados podem ligar para 3215 3550, 8872 9187 ou 9451 6182.

No texto do Edital, a Fapern explica que o objetivo é apoiar a produção e a divulgação das artes visuais em novos suportes tecnológicos no RN, através da concessão de apoio financeiro a projetos de pesquisa, ações educativas, realização de cursos e oficinas que fomentem a discussão, a compreensão e a pesquisa acerca de novos suportes tecnológicos, bem como estimulem o artista potiguar a desenvolver artes visuais mediante a utilização destas novas tecnologias.



OFICINAS

Inscrições abertas até 18/02. Informações 3215 3550, 8872 9187 ou 9451 6182.

Ficha de inscrição disponível no site www.fapern.rn.gov.br



EXPOSIÇÃO

Período: 20 de agosto a 02 de setembro

Local: Palácio Potengi. Praça Sete de Setembro, Centro.

Horário: 8h30 às 17h30, de terça a domingo.

ENTRADA FRANCA

Comentários