Acontece na próxima semana o 1º Fórum das Instâncias de Governança de Turismo do Estado de Santa Catarina

Representantes das 10 regiões turísticas de Santa Catarina estarão reunidos em Lages nos dias 23 e 24 de agosto no 1º Fórum das Instâncias de Governança de Turismo do Estado de Santa Catarina, no qual serão debatidas as políticas públicas de turismo do Estado e serão encaminhadas as políticas para 2011.



A programação do fórum inclui palestra do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, sobre o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina; e palestra da gerente de Políticas de Turismo da SOL, Elisa de Liz, sobre as políticas públicas e a regionalização do turismo no Estado catarinense.



Também estarão presentes o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Aristides Niehues, que falará sobre o Conselho Estadual de Turismo e a Integração Regional; e a consultora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) / Ministério do Turismo, Tânia Zapata, que discorrerá sobre governanças e turismo sustentável. O presidente da Santur, Cimélio Marcos Pereira, e o diretor de marketing da Santur, Flávio Agustini, falarão sobre o Plano Catarina e as interfaces regionais.



A programação do fórum inclui, ainda, apresentação de cases das Instâncias de Governança de Minas Gerais e do Paraná, e apresentação das Instâncias de Governança Regionais de Santa Catarina.



As Instâncias de Governança de Turismo do Estado de Santa Catarina foram criadas em 2008 a partir da proposta do Ministério do Turismo com o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. As Instâncias de Governança têm o objetivo de ampliar a participação da sociedade nos processos decisórios e na gestão da atividade turística, além de servirem como mecanismo para a qualificação e ampliação da oferta turística regional.

Comentários