FOHB RECEBE O SECRETÁRIO-EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DO TURISMO E O BNDES PARA FALAR SOBRE O PROCOPA TURISMO

Durante a reunião representantes do BNDES, do INMETRO e da ELETROBRÁS apresentaram o ProCopa Turismo, linha de crédito criada especificamente para preparar o setor para o Mundial de 2014

O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil recebeu em sua reunião ordinária bimestral da diretoria o Secretário-Executivo do Ministério do Turismo (MTur), Mário Moysés acompanhado de representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e da Centrais Elétricas Brasileiras S.A (Eletrobrás). O objetivo foi apresentar a linha de crédito BNDES ProCopa Turismo, no valor de R$ 1 bilhão.

Durante a reunião, o gerente do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES, Marcus Vinícius Alves, apresentou as condições da linha de crédito. Entre os pontos esclarecidos sobre o Programa, estão os tipos de empreendimentos que poderão ser contemplados pelos financiamentos, as formas de acesso à linha, os prazos para pagamentos, as taxas de juros aplicadas para cada categoria e as garantias exigidas pelo ProCopa. Além disso, foram apresentadas as certificações (de sustentabilidade) no Programa de Eficiência Energética nas Edificações e no Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem, que possibilitam acesso a condições mais favoráveis de financiamento. Segundo Marcus “foi muito importante ter esse contato e explicar melhor todos os pontos do programa na companhia dos outros órgãos e do Secretário Executivo do Ministério do Turismo”

A linha de crédito, articulada pelo MTur junto ao BNDES, é voltada para reforma, ampliação e/ou construção de novos hotéis, tendo em vista a Copa de 2014. Com taxas de juros adaptadas ao setor e prazos alongados, a linha BNDES ProCopa Turismo faz parte do pacote de ações do governo federal para preparar o país para o mundial. Segundo o presidente do FOHB, Rafael Guaspari “para nós, que estamos engajados em obter melhores condições para o setor com o objetivo de desenvolver um mercado sustentável, o encontro foi muito bom para esclarecer condições, prazos e taxas”. Para o secretário-executivo do Ministério do Turismo (MTur), Mário Moysés, o evento foi bastante positivo. “O sentimento e participação dos presentes, bem como as consultas ao BNDES, mostram que a linha vai desempenhar papel importante na renovação e modernização do parque hoteleiro brasileiro”.

Sobre o FOHB:
O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) nasceu da iniciativa de doze empresas Operadoras de Redes, que em 2002, se reuniram com o objetivo de criar um Fórum que representasse o segmento das grandes redes do país. Após sete anos, o FOHB congrega 27 operadoras hoteleiras, 18 nacionais e 9 internacionais. Arco Administradora, Accor Hospitality, Atlantica Hotels International, Átrio Hotéis, Brazil Hospitality Group, Bourbon Hotéis & Resorts, Bristol Hotels, Bristol Hotéis e Resorts, Club Med, Hotéis Deville, Estanplaza Hotels, GJP Hotéis & Resorts, Hotelaria Brasil, Intercity Hotéis, Intercontinental Hotels Group, Hotéis Othon, Pestana Hotels & Resorts, Grupo Posadas, Plaza Inn Hotéis, Promenade Apart-Hotéis, Hotéis Slaviero, Sol Meliá Hotels & Resorts, Grupo Solare, SuperClubs/Sonesta, Hotéis Transamérica Hospitality Group, Travel Inn Hotel e Hotéis Vila Rica. Juntas, as operadoras integrantes do FOHB são responsáveis pela operação de aproximadamente 80 mil apartamentos, 509 hotéis e empregam aproximadamente 35.000 colaboradores diretos e 100.000 indiretos.

Comentários