ESSA É BOA -Verão em Portugal terá menos biquínis do Brasil

Deu no Portugal Digital
Em tendência contrária à das exportações brasileiras, a venda de biquínis do Brasil para Portugal caiu 22% no primeiro semestre deste ano.



Brasil aumentou venda de papaia para Portugal em 18%.

As praias portuguesas terão este Verão menos biquínis de fabrico brasileiro. No primeiro semestre deste ano as exportações brasileiras de biquínis e maiôs caíram 22% face ao mesmo período do ano passado, ao contrário da tendência geral das exportações brasileiras para Portugal, que cresceram 49,4%.

Os últimos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) revelam que as vendas brasileiras de biquínis e maiôs recuaram em mais de meio milhão de dólares, somando US$ 1,76 milhões entre janeiro e junho de 2010, dos quais US$ 1,28 milhão em biquínis de fibras sintéticas.

A moda brasileira enfrenta um cenário negativo em Portugal. Também a venda de calçado para o mercado português teve quebra de 40%, de US$ 6,5 milhões para US$ 3,9 milhões, do primeiro semestre de 2009 para os primeiros seis meses de 2010.

Mas nem tudo foram sinais negativos para os produtos de fabrico brasileiro. No primeiro semestre as empresas brasileiras faturaram mais 29% com a venda de água de colónia para Portugal (US$ 525 mil) e quase triplicaram as exportações de desodorantes (US$ 510 mil).

Mais manga e papaia do Brasil em Portugal

Embora o Verão português tenha menos biquínis de origem brasileira, o ano já começou com um aumento do consumo de fruta "made in Brasil". As vendas brasileiras de manga subiram 23%, para cerca de US$ 6 milhões, a uma média de US$ 1 milhão por mês.

Já em papaias os produtores brasileiros conseguiram incrementar suas vendas para Portugal em 18%, para US$ 3,9 milhões. A venda de maçãs frescas teve um ligeiro crescimento de 1%, para US$ 4,08 milhões.

O primeiro semestre foi também mais doce em Portugal. O Brasil exportou para o mercado luso US$ 30,5 milhões em açúcar de cana em bruto, mais 39% que em igual período do ano passado.

E outro item onde o Brasil reforçou as vendas para Portugal foi a cachaça: foram US$ 818 mil faturados até junho, mais 12,6% que no ano passado, de acordo com o MDIC.

Comentários